O impossível de ensinar, testemunho de um jeito de corpo: por um mundo menos ordinário, em que a alegria é a prova dos nove

Autores

  • Anna Amélia Faria (Psicanálise) Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade Federal da Bahia (Salvador)

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3266

Palavras-chave:

Ensino. Psicologia. História da psicologia.

Resumo

O relato de experiência, neste artigo, sugere o espaço da sala de aula, enquanto grau zero, por onde encontros com conhecimentos se enlaçam aos afetos. Tal junção contribui para um aprendizado mais vivo e acionador de trocas, em que se afirma a ética dos bons encontros, atravessando as usuais, reiteradas e constantes domesticações de corpos e análises comprimidas, estabelecidas nas práticas e histórias canônicas da aprendizagem. A sala de aula pode acionar outras trocas em que entendimentos mais analíticos - e, inclusive, alegres - auxiliam a compreensão dos modos de entender e estar junto, em que outras forças estabelecerão mais sentidos e valores; inclusive, para localizar, em disciplinas/componentes retratados, que o aprender e entender o campo da psicologia se perfaz no jogo do tempo, da geografia e do prestígio, vistos a partir dessa visada não naturalizadora, em que preponderam pactos invisíveis e legitimadores, situando e firmando maneiras homogeneizantes e prontas para utilizar/compreender, tanto disciplina quanto o campo da psicologia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anna Amélia Faria, (Psicanálise) Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Universidade Federal da Bahia (Salvador)

    Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia em 2009. Mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília em 2003. Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos em 1995.

Downloads

Publicado

14.12.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Faria, A. A. (2020). O impossível de ensinar, testemunho de um jeito de corpo: por um mundo menos ordinário, em que a alegria é a prova dos nove. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 416-421. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3266

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >>