A construção de um LARR: contações sobre a criação da Liga Acadêmica de Relações Raciais

Autores

  • Tainan Silva da Purificação Psicóloga pela EBMSP, Especialista em Saúde Mental pela Ruy Barbosa; Pós graduanda em Docência do Ensino Superior pela Unifacs
  • Henrique Almeida Silva Galrão Graduando em Psicologia pela EBMSP
  • Jamille Georges Reis Khouri Psicóloga graduada pela EBMSP, Mestra em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP, Pós-graduanda em Psicodrama pela SOPSP
  • Jamile Dantas Nascimento Santos Psicóloga graduada pela EBMSP, Mestranda em Psicologia pela FFCLRPUSP
  • Marilda Castelar Psicóloga, Doutora em Psicologia Social e Professora Adjunta do Mestrado em Tecnologias em Saúde e do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde da EBMSP.

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3353

Palavras-chave:

Psicologia. Relações Raciais. Liga Acadêmica.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de relatar a experiência de criação da Liga Acadêmica de Relações Raciais na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, uma instituição de ensino da cidade de Salvador, Bahia. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa e descritiva, tendo como procedimento o relato de experiência a partir dos registros de reuniões e das reflexões coletivas das autoras/es que vivenciaram os dois primeiros anos do percurso do grupo iniciado em 2016. Como resultado, considera-se a construção da LARR uma experiência que gerou movimentos importantes na instituição de ensino a qual pertence, por visibilizar e ampliar o diálogo entre o corpo docente e discente de um curso de Psicologia, em um contexto cujo, alunas/os, docentes e demais gestores são em sua maioria, brancos. Além disso, em pouco tempo foi possível cumprir os objetivos propostos em seu estatuto.

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Publicado

14.12.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

A construção de um LARR: contações sobre a criação da Liga Acadêmica de Relações Raciais. (2020). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 433-441. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3353

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