Um relato de experiência no Serviço-Escola de Psicologia em tempos de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4521

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Serviço-Escola de Psicologia, Covid-19

Resumo

INTRODUÇÃO: A pandemia de Covid-19 impactou drasticamente a sociedade em geral, trazendo a todos, de modo desigual, sofrimentos psicossociais e exigindo dos estagiários dos serviços de psicologia a adoção de novas posturas e práticas psicológicas frente ao adoecimento mental. OBJETIVO: Relatar a experiência de duas estagiárias acerca do estágio obrigatório em psicologia, vivenciado no único Serviço-Escola do contexto interiorano do Sertão do Pajeú, no sentido de tecer breves considerações a partir das suas vivências e afetações. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência vivido entre os meses de março a junho de 2021, na Clínica Escola de Psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada (FACISST), pelas estagiárias-autoras deste artigo, o qual encontra-se pautado na apresentação de uma narrativa científica que levou em consideração os passos propostos por Daltro & Faria (2019), durante a construção do Relato de Experiência. RESULTADOS: O estágio possibilitou a aquisição de novos conhecimentos psicológicos através da prestação de serviços psicossociais por TICs, assim como o aprendizado sobre as formas de lidar com as incertezas e angústias relativas ao como continuar o curso de psicologia num período de paralisação/interrupção das aulas presenciais, em decorrência das medidas de combate iniciais a pandemia. CONSIDERAÇÕES FINAIS: As experiências vividas durante o estágio contribuíram significativamente para formação profissional das estagiarias e para mitigar os impactos ocasionados pela Covid-19 na saúde mental das pessoas usuárias do referido serviço escola de Psicologia.

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Publicado

03.10.2022

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Silva, R. A. da C., Delmondes, M. R. ., & Ávila, M. P. L. G. . (2022). Um relato de experiência no Serviço-Escola de Psicologia em tempos de Covid-19. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 11, e4521. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2022.e4521

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