As repercussões da pandemia de SARS-CoV-2 sobre a saúde mental de alunos de ensino médio de uma escola de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5059

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Saúde Mental, Adolescentes

Resumo

INTRODUÇÃO: No mês de dezembro de 2019, pacientes de uma cidade da China, Wuhan, começaram a contrair uma pneumonia viral, um novo coronavírus oficializado pela OMS no dia 30 de janeiro de 2020. A pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 impactou na vida das pessoas de uma maneira jamais vista, incluindo a população adolescente. Nesse contexto, uma das consequências imediatas foi o encerramento das escolas. Diante disso, urge a necessidade de se abordar as repercussões na saúde mental da população adolescente que frequenta o Ensino Médio. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo descritivo qualitativo que envolveu uma revisão bibliográfica da literatura e a pesquisa de campo. Foi realizada um levantamento de artigos, coletâneas e obras completas que estavam de acordo com a temática do estudo e a pesquisa de campo foi realizada em uma escola de Ensino Médio da Região Leste de Goiânia onde foram aplicados os questionários junto aos adolescentes para identificar os aspectos relacionados aos impactos na saúde mental no período da pandemia de SARS-CoV-2. RESULTADOS: Foi encontrado um perfil relacionado ao adolescente que concentrou alunos de 16 anos (53,8%) do sexo feminino (65,4%) com renda de 1 a 2 salários-mínimos (46,2%). Quando questionados sobre como a pandemia afetou seu aprendizado, 80,8% responderam que se sentiram afetados de alguma forma. Já quanto ao comportamento, 57,7% responderam que voltaram às aulas com comportamento de timidez, insegurança e irritabilidade. CONCLUSÃO: Em síntese, as repercussões da pandemia na saúde mental dos adolescentes foram negativas, sendo o distanciamento social o principal fator agravante.

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Publicado

22.09.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Herbas, M. A. M., Neves, D. C. de A., & Campos, R. V. (2023). As repercussões da pandemia de SARS-CoV-2 sobre a saúde mental de alunos de ensino médio de uma escola de Goiânia. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e5059. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5059

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