Política indutora brasileira de formação em saúde: avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS

Autores

  • Bruna Nadaletti de Araujo Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves Universidade de Passo Fundo
  • Julio Cesar Godoy Bertolin Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1833

Palavras-chave:

Formação em Saúde. Integralidade. Interprofissionalidade. SUS

Resumo

Trata-se de um estudo resultante de uma dissertação de mestrado, de abordagem qualitativa, que buscou avaliar a preparação dos sujeitos envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) de uma universidade da região norte do RS para atuarem no SUS segundo os preceitos da integralidade e interprofissionalidade. É imprescindível o monitoramento e avaliação das orientações propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos da saúde, bem como pelos programas de reorientação da formação profissional, para tanto se faz necessária a construção e aplicação de instrumentos de avaliação e acompanhamento que funcionem como indicadores de rumos e de correções de percurso. Como resultados obtidos podemos enfatizar uma familiaridade dos sujeitos entrevistados com os conceitos utilizados pelos autores que trabalham o assunto; demonstraram em suas falas o quanto é claro em suas concepções o papel que o programa possui no processo de formação em saúde; também foi possível reconhecer que o programa está conseguindo incutir em seus participantes a necessidade e benefício do desenvolvimento de algumas habilidades essências para a qualificação do SUS; o reconhecimento dos participantes sobre a relevância da integração ensino-serviço-comunidade.

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Biografia do Autor

  • Bruna Nadaletti de Araujo, Universidade Federal da Fronteira Sul
    Mestre em Educacao.
  • Carla Beatrice Crivellaro Gonçalves, Universidade de Passo Fundo
    Doutora em Ciências da Saúde.
  • Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade de Passo Fundo
    Doutor em Educacao.

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Publicado

23.08.2018

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Araujo BN, Crivellaro Gonçalves CB, Godoy Bertolin JC. Política indutora brasileira de formação em saúde: avaliação do desenvolvimento da formação integral para o SUS. Intern J Educ H [Internet]. 23º de agosto de 2018 [citado 25º de novembro de 2024];2(1):30-41. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1833

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