Impacto Pedagógico das Capacitações Internas Aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v5i1.3564

Palavras-chave:

Ensino. Educação Médica. Estudantes de Medicina.

Resumo

INTRODUÇÃO: Ligas Acadêmicas (LA) de Medicina são atividades extracurriculares, as quais reconhecem o protagonismo do aluno na produção do conhecimento, como as capacitações internas desenvolvidas por estudantes. OBJETIVO: Avaliar a eficácia das capacitações internas em técnica operatória aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica (LAMIC-LT) aos seus ligantes. METHODS: Avaliamos os resultados das capacitações internas da LAMIC-LT aplicadas aos alunos-ligantes, comparando-os com estudantes não-expostos. Utilizou-se um questionário como instrumento de avaliação contendo 20 questões objetivas, cujo todos os participantes tiveram até 30 minutos para responde-lo. A pontuação de 60% de respostas certas foi adotada como um limite mínimo para considerar o conhecimento sedimentado. Para análises estatísticas, foram aplicados o teste Mann-Whitney U e teste exato de Fisher duplo caudado, considerando p<0,01 significante. RESULTADOS: 69 estudantes compuseram a amostra, dos quais 24 foram estudantes LAMIC, expostos aos treinamentos internos e 45 estudantes regulares não-expostos. Entre os expostos, 91,7% apresentaram resultados supra-limiares, enquanto apenas 2,2% dos estudantes não-expostos atingiram essa marca (p<0,01; odds ratio, OR=354,8). Houve correlação entre os resultados dos estudantes-LAMIC e bom desempenho em: fundamentos em cirurgia (p<0,01, OR=5,0), avaliação de risco cirúrgico (p<0,01, OR=3,4), posicionamento do paciente (p<0,01, OR=183,5) e da equipe cirúrgica (p<0,01, OR=9,6), centro cirúrgico (p<0,01, OR=84,0) e instrumentação (p<0,01, OR=125,3).  CONCLUSÃO: A participação nas capacitações internas promovidas pela liga acadêmica possibilitou melhores resultados em conhecimento cirúrgico, corroborando com o conceito de que lideranças estudantis na experiência de ensino podem contribuir para uma melhor aprendizagem e formação médica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Henrique Fonseca do Nascimento, Universidade do Estado da Bahia

    Undergraduate Medical Student, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil; Biomedical Scientist, Department of Biological Sciences, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus (BA), Brazil

  • Selton Cavalcante Tomaz, Universidade do Estado da Bahia
    Undergraduate Medical Student, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.
  • Alan Rodrigues de Azevedo, Universidade do Estado da Bahia
    MD, MS. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Guanambi (BA), Brazil.
  • André Gusmão Cunha, Universidade do Estado da Bahia

    MD, PhD. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.

  • André Bouzas de Andrade, Universidade do Estado da Bahia

    MD, MS. Surgeon and Professor, Department of Life Sciences, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Salvador (BA), Brazil.

Downloads

Publicado

02.08.2021

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
do Nascimento JHF, Tomaz SC, de Azevedo AR, Cunha AG, de Andrade AB. Impacto Pedagógico das Capacitações Internas Aplicadas na Liga Acadêmica de Medicina Interna e Cirúrgica. Intern J Educ H [Internet]. 2º de agosto de 2021 [citado 24º de novembro de 2024];5(1):71-8. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3564

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>