Introdução à semiologia: construção da história clínica. Reflexões de um curso de extensão digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3745

Palavras-chave:

Educação Médica, Semiologia, Educação digital

Resumo

INTRODUÇÃO: A entrevista clínica é um procedimento essencial no processo do encontro clínico, do cuidado sempre que o médico se comporta com capacidade de respeito, interesse, autenticidade, coerência e compreensão empática. A anamnese favorece o reconhecimento do outro, suas necessidades, medos e angústias. A partir dessas reflexões, avaliamos a necessidade de oferecer um curso de extensão sobre construção de anamnese, em formato digital, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que aborde questões e que capacite os alunos para que tenham o conhecimento necessário para enfrentar as consequências causadas pela pandemia COVID-19, e a ausência de aulas presenciais de ensino superior no Estado da Bahia. OBJETIVOS: Desenvolver um conjunto de conhecimentos que levem à sedimentação da construção da história clínica (anamnese) e exploração dos principais sinais e sintomas. METODOLOGIA: O curso foi executado integralmente na plataforma Google sala de aula® /Meet® em 09 encontros, de 18/08 a 14/10 2020, com 24 alunos matriculados e divididos em 2 turmas de 12 alunos. A metodologia incluiu atividades síncronas (aulas teóricas e discussões) e atividades assíncronas (videoaulas disponíveis na plataforma, material de apoio e atividades para casa). A avaliação teórica foi realizada por meio do formulário googleforms, bem como o formulário de pesquisa de avaliação de curso. CONCLUSÕES: A avaliação feita pelos alunos trouxe sentimentos de agradecimento, encantamento e realização por participar de um curso voltado para Semiologia Médica, pois foi o primeiro contato com o Curso de Medicina para alguns dos alunos. Diante dos resultados, e da reflexão dos professores, houve o desejo de repetir o curso de extensão, principalmente para os alunos recém-matriculados, pois perceberam a importância de tal atividade nesse período de incertezas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina Bittencourt Moura de Almeida, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública Universidade do Estado da Bahia

    Departamento De Medicna

    Área Clínica

Referências

Soares MOM, Higa EFR, Gomes LF, Marva?o JPQ, Gomes AIF, Gonc?alves AHC. Anamnesis impact to an integrated care: Portuguese students’ view. Rev Bras Promoc? Sau?de. 2016;29(Supl):66-75. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p66

Porto CC. Como fazer uma boa entrevista cli?nica. Rev Med Minas Gerais [Internet]. 2017;26:e-1842. Available from: http://www.rmmg.org/artigo/detalhes/2241

Cardoso GF, Braga SLO, Gotardelo DR. The attention basic care: the potencial of Calgary-Cambridge Model. Braz. J. Surg. Clin. Res [Internet]. 2017;19(1):104-6. Available from: https://pt.scribd.com/document/489925780/Modelo-de-consulta-na-atencao-basica

Resolução Nº 3, de 20 de junho de 2014 (Brasil). Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina. [Internet]. Brasília: Ministério da Educação: Conselho Nacional da Educação. 2014 jun. 20. Available from: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao

Gorgens PRC, Andrade PCR. Estrate?gias para uso de tecnologias digitais de informac?a?o e comunicac?a?o no ensino me?dico construtivista [Internet]. Anais do Congresso Internacional de Educac?a?o e Tecnologias, Encontro de Pesquisadores em Educac?a?o a Dista?ncia Materiais; 2018; Sa?o Carlos. Available from: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/591

Magalhães AJA, Rocha MHA., Santos SC, Dantas CB, Manso GJMC, Ferreira MA. Digital Technology-Assisted Teaching of Anamnesis during the Covid-19 Pandemic in Brazil. Rev bras educac med. 2020;44(sup.1):e0163. https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200437

Downloads

Publicado

09.03.2022

Edição

Seção

Making the Difference in Education (MDE)

Como Citar

1.
Moura de Almeida CB, Guimarães Gotardo DR. Introdução à semiologia: construção da história clínica. Reflexões de um curso de extensão digital. Intern J Educ H [Internet]. 9º de março de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];6:e3745. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/3745

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>