Reflexões das ações de engajamento estudantil no processo de construção da avaliação de um curso
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijeh.2022.e3936Palavras-chave:
Avaliação institucional, Engajamento estudantil, Excelência acadêmica, Educação médicaResumo
INTRODUÇÃO: A avaliação Institucional pode diagnosticar tendências e desalinhamento de seus objetivos, conhecendo e reconhecendo suas fortalezas e fraquezas. Assim, correlaciona-se com a melhoria da qualidade da formação e, portanto, do profissional egresso. A participação discente na elaboração desse processo é imprescindível, para que a avaliação se consolide como democrática e representativa. OBJETIVO: Apresentar a experiência do “Dia da Avaliação do Curso”, uma avaliação institucional realizada por discentes de uma escola médica pública. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A construção da avaliação foi proposta pelos próprios discentes da graduação em medicina, baseado em avaliações como o SAEME e SPICES, objetivando avaliar os eixos: relação docente-discente, infraestrutura e planejamento educacional. O evento ocorreu em dois períodos, com participação de graduandos em medicina. Pela manhã, houve um espaço formativo acerca de diretrizes curriculares, metodologias de ensino, avaliações e saúde mental do estudante, seguida por preenchimento de questionário individual. Durante a tarde, ocorreram os espaços de discussão coletiva, seguidos de uma plenária acerca das principais conclusões de cada grupo e encaminhamento das reivindicações. DISCUSSÃO: Observou-se engajamento estudantil pela participação dos estudantes na política e nas atividades de tomada de decisões; na provisão e avaliação do programa educacional da escola; e quando seu feedback é levado em consideração no desenvolvimento e na revisão do currículo pela instituição. CONCLUSÃO: Essa iniciativa possibilitou acúmulo teórico sobre Educação em Saúde, aquisição de competências de organização, responsabilidade e ética; e demonstrou-se a influência discente direta na melhoria da escola, o enriquecimento da educação médica local e a potencialização do pensamento crítico discente.
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