QUALIDADE DE VIDA, IMAGEM CORPORAL E SATISFAÇÃO NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS

Autores

  • Juliana Barros Ferreira Faculdade Independente do Nordeste
  • Larissa Morgan Andrade Lemos Faculdade Independente do Nordeste
  • Thais Rocha da Silva

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i4.1080

Palavras-chave:

Imagem Corporal, Mulheres, Qualidade de Vida, Beleza

Resumo

Objetivo: Analisar a influência dos tratamentos estéticos na qualidade de vida, imagem corporal e satisfação das mulheres, comparar a qualidade de vida, a imagem corporal e o nível de satisfação das mulheres antes e após os tratamentos estéticos e correlacionar os domínios de qualidade de vida com a imagem corporal e o grau de satisfação. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, analítico, de corte transversal e de caráter quantitativo, realizado em uma clínica de estética localizada em Vitória da Conquista, Bahia. A amostra restringiu-se ao público feminino, totalizando 70 participantes que realizavam procedimentos estéticos corporais, tais como lipocavitação, manta térmica e carboxiterapia. As informações foram obtidas através dos questionários Sociodemográfico, Body Shape Questionnaire - BSQ e o Whoqol-bref. Realizou-se estatística descritiva, correlação de Pearson, comparação de média pelo teste t de Student e distribuição de frequência com os dados sociodemográficos. A consistência dos instrumentos foi avaliada pelo coeficiente de Cronbach. Resultados/Conclusão: A comparação das médias antes e depois do tratamento mostra que para todos os domínios, houve uma diferença significativa (p < 0,0001). Contudo, os tratamentos estéticos melhoram consideravelmente questões globais, físicas, psicológicas, relações sociais, imagem corporal e o grau de satisfação, influenciando positivamente tanto na imagem corporal quanto na qualidade de vida, aumentando o grau de satisfação das mulheres.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Barros Ferreira, Faculdade Independente do Nordeste

    Fisioterapeuta, graduada pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Mestranda em Tecnologias em Saúde pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Docente da FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

  • Larissa Morgan Andrade Lemos, Faculdade Independente do Nordeste

    Farmacêutica, graduada pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Especialista em Gestão em Saúde. Mestranda em Saúde Coletiva na Universidade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira. Professora da FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil.

  • Thais Rocha da Silva
    Graduanda em Tecnólogo em Estética e Cosmética na FAINOR – Faculdade Independente do Nordeste. Vitória da Conquista – Bahia – Brasil

Downloads

Publicado

25.11.2016

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA, IMAGEM CORPORAL E SATISFAÇÃO NOS TRATAMENTOS ESTÉTICOS. (2016). Revista Pesquisa Em Fisioterapia, 6(4). https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v6i4.1080

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)