Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529Palavras-chave:
Pilates. Imagem Corporal. Acadêmicos.Resumo
INTRODUÇÃO: O método Pilates promove um equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando o ser humano integralmente, exigindo de quem o pratica uma percepção também do que acontece no meio em que vive. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição de um projeto de extensão abordando o método Pilates na aprendizagem sobre o conceito e percepção de corpo de acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade pública. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, qualitativa, observacional e analítica, contendo uma amostra de oito acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição pública da cidade de Teresina-Piauí, participantes do projeto de extensão com aplicação de práticas corporais baseadas no método Pilates. Os participantes foram entrevistados no período de maio de 2018, mediante entrevista semi-estruturada, composta por perguntas relativas ao conceito e percepção de corpo. RESULTADOS: Após serem analisadas as falas dos acadêmicos, surgiram duas categorias temáticas a serem discutidas: Pilates na percepção de corpo e as possibilidades do corpo. CONCLUSÃO: Atividades de extensão em Pilates contribuem positivamente para o conceito e percepção de corpo de acadêmicos do curso de Fisioterapia.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
21.11.2019
Edição
Seção
Artigos Originais
Como Citar
1.
Souza SM de O, de Oliveira BC, Sousa e Silva C, Sousa LGLF, da Silva VMB, de Paiva SSC, et al. Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo. Rev Pesq Fisio [Internet]. 21º de novembro de 2019 [citado 27º de dezembro de 2024];9(4):480-6. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2529