Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo
DOI:
https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v9i4.2529Keywords:
Pilates. Imagem Corporal. Acadêmicos.Abstract
INTRODUÇÃO: O método Pilates promove um equilíbrio entre o corpo e a mente, trabalhando o ser humano integralmente, exigindo de quem o pratica uma percepção também do que acontece no meio em que vive. OBJETIVOS: Avaliar a contribuição de um projeto de extensão abordando o método Pilates na aprendizagem sobre o conceito e percepção de corpo de acadêmicos de Fisioterapia de uma universidade pública. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa prospectiva, qualitativa, observacional e analítica, contendo uma amostra de oito acadêmicos de Fisioterapia de uma instituição pública da cidade de Teresina-Piauí, participantes do projeto de extensão com aplicação de práticas corporais baseadas no método Pilates. Os participantes foram entrevistados no período de maio de 2018, mediante entrevista semi-estruturada, composta por perguntas relativas ao conceito e percepção de corpo. RESULTADOS: Após serem analisadas as falas dos acadêmicos, surgiram duas categorias temáticas a serem discutidas: Pilates na percepção de corpo e as possibilidades do corpo. CONCLUSÃO: Atividades de extensão em Pilates contribuem positivamente para o conceito e percepção de corpo de acadêmicos do curso de Fisioterapia.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
11/21/2019
Issue
Section
Original Articles
How to Cite
1.
Souza SM de O, de Oliveira BC, Sousa e Silva C, Sousa LGLF, da Silva VMB, de Paiva SSC, et al. Projeto de extensão de Pilates na percepção corporal de universitários: estudo qualitativo. Rev Pesq Fisio [Internet]. 2019 Nov. 21 [cited 2024 Nov. 25];9(4):480-6. Available from: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/2529