O fazer dos estágios curriculares na formação em psicologia: uma experiência coletiva
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3394Palavras-chave:
Estágios. Psicologia. Formação.Resumo
O presente trabalho apresenta a concepção e o fazer dos estágios básicos e específicos do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), instituição vocacionada para a saúde. Em seguida, descreve o funcionamento das referidas práticas, apresentando o contexto na qual elas estão inseridas e o processo de gestão do processo. Os estágios ocupam um lugar diferenciado na organização curricular do curso de Psicologia da EBMSP, pois oferecem aos discentes possibilidades de articulação entre teoria e prática de maneira crítica e reflexiva, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação de Psicologia. Os componentes fazem parte do eixo pré-profissionalizante e possibilitam a experiência em espaços e processos diversos de trabalho, nas duas ênfases do curso, Saúde e Trabalho. As atividades acontecem ao longo do quarto e quinto ano e são mediadas por vários participantes: corpo discente, corpo docente, coordenação e supervisor de campo. É a organização acadêmica e pedagógica dos estágios que permite a oferta de experiências práticas diferenciadas para o desenvolvimento de competências relacionadas ao fazer do Psicólogo. Observa-se que ao longo dos 20 anos do curso de Psicologia da EBMSP, os estágios estão em aprimoramento contínuo com foco na construção da identidade profissional do discente. Evidencia-se, a partir da avaliação dos discentes, docentes e dos supervisores de campo que o egresso do curso de Psicologia da EBMSP, apresenta uma formação generalista, com competências práticas adquiridas para atuarem nos campos da saúde e trabalho com elevado nível técnico, integrados de forma crítica à sociedade, à realidade e ao mundo de trabalho.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
14.12.2020
Edição
Seção
Relatos de Experiência
Como Citar
Martinelli Braga, A. A. N., Barreto da Silva, S. M., & Arouca Oliveira, M. de L. (2020). O fazer dos estágios curriculares na formação em psicologia: uma experiência coletiva. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 506-511. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3394