As repercussões da pandemia de SARS-CoV-2 sobre a saúde mental de alunos de ensino médio de uma escola de Goiânia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5059

Palavras-chave:

SARS-CoV-2, Saúde Mental, Adolescentes

Resumo

INTRODUÇÃO: No mês de dezembro de 2019, pacientes de uma cidade da China, Wuhan, começaram a contrair uma pneumonia viral, um novo coronavírus oficializado pela OMS no dia 30 de janeiro de 2020. A pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 impactou na vida das pessoas de uma maneira jamais vista, incluindo a população adolescente. Nesse contexto, uma das consequências imediatas foi o encerramento das escolas. Diante disso, urge a necessidade de se abordar as repercussões na saúde mental da população adolescente que frequenta o Ensino Médio. METODOLOGIA: Tratou-se de um estudo descritivo qualitativo que envolveu uma revisão bibliográfica da literatura e a pesquisa de campo. Foi realizada um levantamento de artigos, coletâneas e obras completas que estavam de acordo com a temática do estudo e a pesquisa de campo foi realizada em uma escola de Ensino Médio da Região Leste de Goiânia onde foram aplicados os questionários junto aos adolescentes para identificar os aspectos relacionados aos impactos na saúde mental no período da pandemia de SARS-CoV-2. RESULTADOS: Foi encontrado um perfil relacionado ao adolescente que concentrou alunos de 16 anos (53,8%) do sexo feminino (65,4%) com renda de 1 a 2 salários-mínimos (46,2%). Quando questionados sobre como a pandemia afetou seu aprendizado, 80,8% responderam que se sentiram afetados de alguma forma. Já quanto ao comportamento, 57,7% responderam que voltaram às aulas com comportamento de timidez, insegurança e irritabilidade. CONCLUSÃO: Em síntese, as repercussões da pandemia na saúde mental dos adolescentes foram negativas, sendo o distanciamento social o principal fator agravante.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Almeida, J. M. C. (2019). Política de saúde mental no Brasil: o que está em jogo nas mudanças em curso [Políticas de salud mental em Brasil: lo que está em juego com los cambios en curso]. Cadernos de Saúde Pública, 35(11), e00129519. https://doi.org/10.1590/0102-311x00129519

Cardoso, L., & Galera, S. A. F. (2011). O cuidado em saúde mental na atualidade [La atención a la salud mental hoy]. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 45(3), 687–691. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000300020

Cézar, M. A., & Coelho, M. P. (2017). As experiências de reforma psiquiátrica e a consolidação do movimento brasileiro: uma revisão de literatura [Las experiencias de la reforma psiquiátrica y la consolidación del movimiento brasileño: una revisión bibliográfica]. Mental, 11(20), 134–151. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-44272017000100008

Delgado, P. G. G. (2011). Democracia e reforma psiquiátrica no Brasil [Democracia y reforma psiquiátrica en Brasil]. Ciência & Saúde Coletiva, 16(12), 4701–4706. https://doi.org/10.1590/s1413-81232011001300019

Fegert, J. M., Vitiello, B., Plener, P. L., & Clemens, V. (2020). Challenges and burden of the Coronavirus 2019 (COVID-19) pandemic for child and adolescent mental health: a narrative review to highlight clinical and research needs in the acute phase and the long return to normality [Desafíos y carga de la pandemia del Coronavirus 2019 (COVID-19) para la salud mental de niños y adolescentes: una revisión narrativa para resaltar las necesidades clínicas y de investigación en la fase aguda y el largo regreso a la normalidad]. Child and Adolescent Psychiatry and Mental Health, 14(1), 20. https://doi.org/10.1186/s13034-020-00329-3

Gaino, L. V., Souza, J., Cirineu, C. T., & Tulimosky, T. D. (2018). O conceito de saúde mental para profissionais de saúde: um estudo transversal e qualitativo [El concepto de salud mental para profesionales de la salud: un estudio transversal y cualitativo]. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool e Drogas, 14(2), 108–116. https://www.revistas.usp.br/smad/article/view/149449

Gama, C. A. P., Campos, R. T. O., & Ferrer, A. L. (2014). Saúde mental e vulnerabilidade social: a direção do tratamento [Salud mental y vulnerabilidad social: la dirección del tratamiento]. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 17(1), 69–84. https://doi.org/10.1590/s1415-47142014000100006

Guessoum, S. B., Lachal, J., Radjack, R., Carretier, E., Minassian, S., Benoit, L., & Moro, M. R. (2020). Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown [Trastornos psiquiátricos en adolescentes durante la pandemia y el encierro de COVID-19]. Psychiatry Research, 291, 113264. https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.113264

Jorge, M. R., & França, J. M. F. (2001). A Associação Brasileira de Psiquiatria e a Reforma da Assistência Psiquiátrica no Brasil [La Asociación Brasileña de Psiquiatría y la Reforma de la Atención Psiquiátrica en Brasil]. Revista Brasileira de Psiquiatria, 23(1), 3–6. https://doi.org/10.1590/s1516-44462001000100002

Lana, R. M., Coelho, F. C., Gomes, M. F. C., Cruz, O. G., Bastos, L. S., Villela, D. A. M., & Codeço, C. T. (2020). Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva [Emergencia del nuevo coronavirus (SARS-CoV-2) y el papel de una vigilancia sanitaria nacional oportuna y eficaz]. Cadernos de Saúde Pública, 36(3), e00019620. https://doi.org/10.1590/0102-311x00019620

Liang, L., Ren, H., Cao, R., Hu, Y., Qin, Z., Li, C., & Mei, S. (2020). The Effect of COVID-19 on Youth Mental Health [El efecto del COVID-19 en la salud mental de los jóvenes]. Psychiatric Quarterly, 91, 841–852. https://doi.org/10.1007/s11126-020-09744-3

Rezende, S. C. P. (2019). Expansão e fragmentação do território: Goiânia de cidade planejada à metrópole regional [Expansión y fragmentación del territorio: Goiânia de ciudad planificada a metrópoli regional]. Desenvolvimento Regional em Debate, 9(ed. esp.), 22–42. https://www.periodicos.unc.br/index.php/drd/article/view/2126

Vazquez, D. A., Caetano, S. C., Schlegel, R., Lourenço, E., Nemi, A., Slemian, A., & Sanchez, Z. M. (2022). Vida sem escola e saúde mental dos estudantes de escolas públicas na pandemia de Covid-19 [La vida sin escuela y la salud mental de los estudiantes de escuelas públicas en la pandemia de Covid-19]. Saúde em Debate, 46(133), 304–317. https://doi.org/10.1590/0103-1104202213304

Volcan, S. M. A., Sousa, P. L. R., Mari, J. J., & Horta, B. L. (2003). Relação entre bem-estar espiritual e transtornos psiquiátricos menores: estudo transversal [Relación entre bienestar espiritual y trastornos psiquiátricos menores: estudio transversal]. Revista de Saúde Pública, 37(4), 440–445. https://doi.org/10.1590/s0034-89102003000400008

Publicado

22.09.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Herbas, M. A. M., Neves, D. C. de A., & Campos, R. V. (2023). As repercussões da pandemia de SARS-CoV-2 sobre a saúde mental de alunos de ensino médio de uma escola de Goiânia. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e5059. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5059

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>