Conhecimento de estudantes do ensino médio sobre métodos contraceptivos: pesquisa-ação em escolas da rede privada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5259

Palavras-chave:

Estudante, Ensino médio, Instituições de ensino, Contraceptivos, Enfermagem

Resumo

OBJETIVO: Identificar o conhecimento de estudantes sobre os métodos contraceptivos, antes e após a realização de oficinas sobre a temática. MÉTODOS: Pesquisa-ação, realizada com 38 estudantes do ensino médio. Foram realizadas oficinas com discussão da temática (audiogravadas) e aplicação de pré e pós-teste em outubro de 2022. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para as narrativas e cálculo da frequência relativa para as questões fechadas do questionário. RESULTADOS: As narrativas se diferenciam entre as escolas. Os estudantes acreditam que o dispositivo intrauterino é abortivo; conhecem pouco sobre dupla proteção; e associam a pílula anticoncepcional aos benefícios à estética. Após as oficinas houve ampliação dos acertos e incorporação de novos conhecimentos mensurados pelo pós-teste nas duas escolas. CONCLUSÃO: É importante realizar oficinas no ambiente escolar a fim de reduzir danos à saúde e o Programa Saúde na Escola pode ser um facilitador para o acesso às temáticas da sexualidade e saúde reprodutiva.

 

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Publicado

13.12.2023

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Conhecimento de estudantes do ensino médio sobre métodos contraceptivos: pesquisa-ação em escolas da rede privada. (2023). Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 12, e5259. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5259

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