Conhecimento de estudantes do ensino médio sobre métodos contraceptivos: pesquisa-ação em escolas da rede privada
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2023.e5259Palavras-chave:
Estudante, Ensino médio, Instituições de ensino, Contraceptivos, EnfermagemResumo
OBJETIVO: Identificar o conhecimento de estudantes sobre os métodos contraceptivos, antes e após a realização de oficinas sobre a temática. MÉTODOS: Pesquisa-ação, realizada com 38 estudantes do ensino médio. Foram realizadas oficinas com discussão da temática (audiogravadas) e aplicação de pré e pós-teste em outubro de 2022. Utilizou-se a análise de conteúdo temática para as narrativas e cálculo da frequência relativa para as questões fechadas do questionário. RESULTADOS: As narrativas se diferenciam entre as escolas. Os estudantes acreditam que o dispositivo intrauterino é abortivo; conhecem pouco sobre dupla proteção; e associam a pílula anticoncepcional aos benefícios à estética. Após as oficinas houve ampliação dos acertos e incorporação de novos conhecimentos mensurados pelo pós-teste nas duas escolas. CONCLUSÃO: É importante realizar oficinas no ambiente escolar a fim de reduzir danos à saúde e o Programa Saúde na Escola pode ser um facilitador para o acesso às temáticas da sexualidade e saúde reprodutiva.
Downloads
Referências
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo [Análisis de contenido] (1a ed.). Edições 70.
Cidades do meu Brasil. (2022). Rede de ensino da cidade de Jacobina – Bahia [Red educativa en la ciudad de Jacobina - Bahía]. https://www.cidadesdomeubrasil.com.br/ba/jacobina/escolas
Corrêa, G. C. G., Campos, I. C. P., & Almagro, R. C. (2018). Pesquisa-Ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa [Investigación Acción: un enfoque práctico a la investigación cualitativa]. Ensaios Pedagógicos, 2(1), 62–72. https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/60
Febrasgo. (2021, Janeiro 29). Reflexões sobre a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência [Reflexiones sobre la Semana Nacional de Prevención del Embarazo en Adolescentes]. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia. https://www.febrasgo.org.br/pt/noticias/item/1210-reflexoes-sobre-a-semana-nacional-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia-2021
Ferolla, L. M. (2019). Efeitos do Programa de Saúde na Escola em indicadores municipais de saúde [Efectos del Programa de Salud Escolar en los indicadores de salud municipales] [Tese de doutorado, Universidade de São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.96.2019.tde-09102019-120243
Figueiredo, R. (2019). A obsessão pelo corpo e o desenvolvimento de transtornos alimentares em jovens adolescentes [Obsesión por el cuerpo y desarrollo de trastornos alimentarios en adolescentes jóvenes]. Pretextos - Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, 4(7), 250–268. http://periodicos.pucminas.br/index.php/pretextos/article/view/18634
Gotardo, P. L., & Schmidt, C. L. (2022). Atuação do enfermeiro na atenção à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes [El papel de la enfermera en la atención a la salud sexual y reproductiva de los adolescentes]. Conjecturas, 22(13), 453–467. https://doi.org/10.53660/CONJ-1701-2H14
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (s.d.). Cidades IBGE Jacobina-Bahia [IBGE Jacobina-Bahia Ciudades]. https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/jacobina/panorama
Junges, A. P. P., Andrade, A. M. de, Santos, J. M. S. dos, Brandão, M. G., Jorge, V. de, Maroso, G. S., & Lubianca, J. N. (2022). Métodos contraceptivos reversíveis de longa ação [Métodos anticonceptivos reversibles de acción prolongada]. In J. N. Lubianca, & E. Capp (Orgs.), Promoção e Proteção da Saúde da Mulher - ATM 2023/2 (pp. 13–26). UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/223077
Késia, A., Pereira, I. F., Oliveira, R. M. A., & Silva, R. I. (2019). A pesquisa-ação nas publicações da Revista Brasileira de Educação (2016-2018) [La investigación-acción em las publicaciones de la Revista Brasileña de Educación (2016-2018)]. Research, Society and Development, 8(10), e08810720. https://doi.org/10.33448/rsd-v8i10.720
Kramer, K., Krillow, C., Batistell, J. A., Floss, M. I., Witt, F. R., Navarro, L. P., Oliveira, G. G., & Maciel, S. F. V. O. (2020). Conhecimento de estudantes universitárias sobre o uso de contraceptivos orais combinados [Conocimiento de estudiantes universitarios sobre el uso de anticonceptivos orales combinados]. Brazilian Journal of Development, 6(8), 55357–55367. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-092
Lei n. 8069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências [Dispone el Estatuto del Niño y del Adolescente y dispone otras medidas]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm
Luz, A. L. R., Barros, L. S. R., & Branco, A. C. S. C. (2021). Métodos contraceptivos: Principais riscos e efeitos adversos [Métodos anticonceptivos: Principales riesgos y efectos adversos]. Revista de Casos e Consultoria, 12(1), e24112. https://periodicos.ufrn.br/casoseconsultoria/article/view/24112
Melo, I., & Martins, W. (2022). Gravidez na adolescência: vulnerabilidades no uso de métodos contraceptivos entre jovens [Embarazo adolescente: vulnerabilidades en el uso de métodos anticonceptivos entre los jóvenes]. Research, Society and Development, 11(9), e43311931952. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i9.31952
Ministério da Saúde. (2013). Saúde sexual e saúde reprodutiva [Salud sexual y salud reproductiva] (1a ed.). Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/biblioteca/cab-26-saude-sexual-e-saude-reprodutiva/
Miranda, J. C., & Campos, I.C. (2022). Educação sexual nas escolas: uma necessidade urgente [Educación sexual en las escuelas: una necesidad urgente]. Boletim de Conjuntura (BOCA), 12(34), 108-126. https://doi.org/10.5281/zenodo.7151234
Molina, M. C. C., Stoppiglia, P. G. S., Martins, C. B. G., & Alencastro, L. C. S. (2015). Conhecimento de adolescentes do ensino médio quanto aos métodos contraceptivos [Conocimientos de adolescentes de secundaria sobre métodos anticonceptivos]. O Mundo da Saúde, 39(1), 22–31. https://doi.org/10.15343/0104-7809.201539012231
Pêgo, A. C. L., Chaves, S. S., & Morais, Y. J. (2021). A falta de informação e os possíveis riscos sobre o uso exagerado da pílula do dia seguinte (levonorgestrel) [Falta de información y posibles riesgos respecto al uso excesivo de la pastilla del día después (levonorgestrel)]. Research, Society and Development, 10(12), e511101220611.. https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20611
Peruzzo, H. E., Bega, A. G., Lopes, A. P. A. T., Haddad, M. C. F. L., Peres, A. M., & Marcon, S. S. (2018). The challenges of teamwork in the family health strategy [Los desafíos del trabajo en equipo en la estrategia de salud familiar]. Escola Anna Nery, 22(4), e20170372. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2017-0372
Queiroz, M. V. O., Alcântara, C. M., Brasil, E. G. M., & Silva, R. M. (2016). Participação de adolescentes em ações educativas sobre saúde sexual e contracepção [Participación de adolescentes en actividades educativas sobre salud sexual y anticoncepción]. Revista Brasileira em promoção da Saúde, 29(Suppl.), 58–65. https://doi.org/10.5020/18061230.2016.sup.p58
Resolução nº 466/2012, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Aprueba lineamientos y normas regulatorias para investigaciones con seres humanos]. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html
Santos, M. J. O., Ferreira, E. M. S., & Ferreira, M. M. C. (2018). Contraceptive behavior of Portuguese higher education students [Comportamiento anticonceptivo de estudiantes portugueses de la educación superior]. Revista Brasileira de Enfermagem, 71(suppl 4), 1706–1713. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0623
Silva, A. M. B., Machado, W. L., Bellodi, A. C., Cunha, K. S., & Enumo, S. R. F. (2018). Jovens Insatisfeitos com a Imagem Corporal: Estresse, Autoestima e Problemas Alimentares [Jóvenes insatisfechos con la imagen corporal: estrés, autoestima y problemas alimentarios]. Psico-USF, 23(3), 483–495. https://doi.org/10.1590/1413-82712018230308
Silva, M. A. G., Couto, S. I. S., Marques, M. J. S., Lopes, L. G. F., & Santos, L. M. F. (2022). Papel da enfermagem na educação sexual de adolescentes [Papel de la enfermería en la educación sexual de los adolescentes]. Research, Society and Development, 11(2), e3951125585. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25585
Souza, L. F. J., Nery, I. G., Costa, N. N. G., & Missias-Moreira, R. (2022). Uso de métodos contraceptivos entre mulheres adolescentes: uma revisão integrativa [Uso de métodos anticonceptivos entre mujeres adolescentes: una revisión integradora]. Revista Stricto Sensu, 7(1), 18–28. https://doi.org/10.24222/2525-3395.2022v7n1p018
Tripp, D. (2005). Pesquisa-ação: uma introdução metodológica [Investigación acción: una introducción metodológica]. Educação e Pesquisa, 31(3), 443–466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009
Vieira, A. A., Cerqueira, L. C. N., Teixeira, P. C., Dumarde, L. T. L., Oliveira, P. P., & Koeppe, G. B. O. (2020). O uso de métodos contraceptivos por adolescentes: conhecimento de estudantes do ensino médio [El uso de métodos anticonceptivos por adolescentes: conocimientos de estudiantes de secundaria]. Global Academic Nursing Journal, 1(3), e37. https://doi.org/10.5935/2675-5602.20200037
Vieira, E. L., Pessoa, G. R. S., Vieira, L. L., Carvalho, W. R. C., & Firmo, W. da C. A. (2016). Uso e conhecimento sobre métodos contraceptivos de estudantes da rede de ensino pública e privada do município de Bacabal-MA [Uso y conocimiento de métodos anticonceptivos entre estudiantes de la red educativa pública y privada de la ciudad de Bacabal-MA]. Revista Científica do ITPAC, 9(2), 87–107. https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/78/Artigo_10.pdf
Vieira, K. J., Barbosa, N. G., Monteiro, J. C. S., Dionízio, L. A., & Gomes-Sponholz, F. A. (2021). Conhecimentos de adolescentes sobre métodos contraceptivos e infecções sexualmente transmissíveis [Conocimientos de los adolescentes sobre métodos anticonceptivos e infecciones de transmisión sexual]. Revista Baiana de Enfermagem, 35, e39015. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.39015
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Santos Oliveira, Cleuma Sueli Santos Suto, Raquel de Alcântara, Eliene Almeida Santos, Laura Emmanuela Lima Costa, Bárbara Angélica Santos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.