A prática psicológica e a ludicidade na hospitalização pediátrica: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5367Palavras-chave:
Psicologia Hospitalar, Psicologia da Criança, Pediatria, Ludicidade, Criança HospitalizadaResumo
INTRODUÇÃO: A inserção da psicologia e o método lúdico de intervenção na esfera hospitalar surge para promover bem-estar frente às vivências das crianças em condição de internação. O enfrentamento de uma hospitalização no período da infância pode provocar impactos significativos do ponto de vista orgânico, psíquico e ambiental, por ser um momento de estruturação do indivíduo enquanto sujeito psíquico. OBJETIVO: Posto isso, o presente artigo objetiva refletir sobre a relação da família e da equipe de saúde com crianças hospitalizadas e a relevância da utilização dos recursos lúdicos, a partir de um relato de experiência de estagiários de um curso de graduação em psicologia. MÉTODO: Logo, trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, realizado de março de 2022 a junho de 2023, em uma Unidade Pediátrica de um Hospital Público Brasileiro. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir disso, observaram-se na prática reações de estranhamento dos pacientes ao se depararem com a permanência no hospital, o adoecimento e os procedimentos das equipes multiprofissionais de saúde; bem como evidenciou-se a importância da transmissão das informações e do preparo verbal ante intervenções, visando a participação ativa do paciente em seu tratamento. Também observou-se a significância do uso de ferramentas lúdicas nas intervenções com as crianças, que facilitam a adaptação ao contexto e proporcionam âncora para estas elaborarem suas vivências. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a utilização de recursos lúdicos favorece o atendimento psicológico na infância e período de hospitalização.
Downloads
Referências
Araújo, J. P., Silva, R. M. M., Collet, N., Neves, E. T., Toso, B. R. G. O., & Viera, C. S. (2014). História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas [Historia de la salud del niño: conquistas, políticas y perspectivas]. Revista Brasileira de Enfermagem, 67(6), 1000–1007. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2014670620
Azevêdo, A. V. S., Lançoni Júnior, A. C., & Crepaldi, M. A. (2017). Interação equipe de enfermagem, família e criança hospitalizada: revisão integrativa [Interacción entre el equipo de enfermería, la familia y el niño hospitalizado: revisión integradora]. Ciência & Saúde Coletiva, 22(11), 3653–3666. https://doi.org/10.1590/1413-812320172211.26362015
Calvetti, P. U., Silva, L. M., & Gauer, G. J. C. (2008). Psicologia da saúde e criança hospitalizada [Psicología de la salud y niño hospitalizado]. PSIC - Revista de Psicologia da Vetor Editora, 9(2), 229–234. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-73142008000200011
Conselho Federal de Psicologia. (2019). Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) nos serviços hospitalares do SUS [Referencias técnicas para la actuación de psicólogos en los servicios hospitalarios del SUS]. Conselhos Regionais de Psicologia, Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas. https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2019/11/ServHosp_web1.pdf
Daltro, M. R., & Faria, A. A. (2019). Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade [Relato de experiencia: Una narrativa científica en la posmodernidad]. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 19(1), 223–237. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-42812019000100013&lng=pt&tlng=pt
Flesler, A. (2021). A criança em análise e as intervenções do analista [El niño en análisis y las intervenciones del analista]. Editora Discurso.
Fontanella, B. J. B., Silva, F. R., & Gomes, R. (2012). Rituais e símbolos na atenção formal à saúde: o caso do vestuário profissional, na ótica de pacientes da Atenção Básica [Rituales y símbolos en la atención formal de la salud: el caso del vestuario profesional, desde la perspectiva de pacientes de Atención Primaria]. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 22(2), 507–525. https://doi.org/10.1590/S0103-73312012000200006
Furtado, L. M. (2003). O lúdico no contexto da hospitalização infantil [Lo lúdico en el contexto de la hospitalización infantil]. [Monografia de conclusão de curso, Centro Universitário de Brasília]. https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/3050/2/9982674.pdf
Gesteira, E. C. R., Ferreira, W. V., Oliveira, S. H., Machado, A. M., Santos, J. E., Germano, M. M., Silva, R. L., & Santos, P. J. A. (2020). Projeto lúdico para crianças hospitalizadas: um relato de experiência [Proyecto de juego para niños hospitalizados: un informe de experiencia]. Revista Eletrônica Acervo Saúde, 12(11), Artigo e4953. https://doi.org/10.25248/reas.e4953.2020
Hutz, D. R., Bandeira, D. R., Trentini, C. M., & Remor, E. (2019). Avaliação psicológica nos contextos de saúde e hospitalar [Evaluación psicológica en los contextos de salud y hospitalarios]. Artmed.
Lacan, J. (1999). O Seminário, livro 5: as formações do inconsciente [El Seminario, libro 5: las formaciones del inconsciente]. (1a ed.) (V. Ribeiro, Trads.). Zahar. (Texto original publicado em 1957–1958).
Lerner, R., & Kupfer, M. C. M. (2008). Psicanálise com Crianças: clínica e pesquisa [Psicoanálisis con niños: clínica e investigación]. Escuta.
Maia, R. S., Araujo, T. C. S., & Maia, E. M. C. (2018). Aplicação da psicoeducação na saúde: revisão integrativa [Aplicación de la psicoeducación en la salud: revisíon integrativa]. Revista Brasileira de Psicoterapia, 20(2), 53–63. https://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=280
Marco, M. A. (2006). Do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial: um projeto de educação permanente [Del modelo biomédico al modelo biopsicosocial: un proyecto de educación permanente]. Revista Brasileira de Educação Médica, 30(1), 60–72. https://doi.org/10.1590/S0100-55022006000100010
Ministério da Saúde. (2004). Política Nacional de Humanização [Política Nacional de Humanización]. Secretaria Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf
Piaget, J. (1999). Seis estudos de psicologia [Seis estudios de psicología] (24a. ed.) (M. A. M. D’Amorim & P. S. L. Silva, Trads). Forense Universitária. (Texto original publicado em 1968).
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [Metodología del trabajo científico: métodos y técnicas de investigación y trabajo académico] (2a ed.). Feevale.
Ribeiro, J. P., Gomes, G. C., Thofehrn, M. B., Mota, M. S., Cardoso, L. S., & Cecagno, S. (2017). Criança hospitalizada: perspectivas para o cuidado compartilhado entre enfermagem e família [Niños hospitalizados: perspectivas para la atencion compartida entre la enfermería y la familia]. Revista Enfermagem UFSM, 7(3), 350–362. https://doi.org/10.5902/2179769226333
Santos, P. M., Silva, L. F., Depianti, J. R. B., Cursino, E. G., & Ribeiro, C. A. (2016). Os cuidados de enfermagem na percepção da criança hospitalizada [Los cuidados de enfermería en la percepción del niño hospitalizado]. Revista Brasileira de Enfermagem, 69(4), 646–653. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2016690405i
Santos, T. S. P. (2014). Intervenções de Enfermagem para reduzir a ansiedade pré-operatória em crianças em idade escolar: uma revisão integrativa [Intervenciones de enfermería para reducir la ansiedad preoperatoria en niños en edad escolar: una revisión integradora]. Revista de Enfermagem Referência, 5(3), 149–155. http://dx.doi.org/10.12707/RIV14001
Shepherd, R., Johns, J., & Robinson, H. T. (Orgs.). (1997). D. W. Winnicott: Pensando sobre crianças [D. W. Winnicott: Pensando sobre niños]. Artes Médicas.
Soares, M. R. Z., & Zamberlan, M. A. T. (2001). A inclusão do brincar na hospitalização infantil [La inclusión del juego en la hospitalización infantil]. Revista Estudos de Psicologia, 18(2), 64–69. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2001000200006
Sousa, A. S., Castro, D. R. B., & Arrais, R. H. (Orgs.). (2018). Psicologia Hospitalar: debates contemporâneos [Psicología Hospitalaria: debates contemporáneos]. FAM. http://faculdadeafonsomafrense.com.br/web/wp-content/uploads/2019/02/LIVRO-PSICOLOGIA-HOSPITALAR-PDF.pdf
Straub, R. O. (2014). Psicologia da Saúde: uma abordagem biopsicossocial [Psicología de la Salud: un enfoque biopsicosocial] (3a ed.). Artmed.
Vieira, C. D. P., Ferreira, R. B., & Vieira, L. D. S. (2020). O uso de estratégias lúdicas no manejo odontopediátrico - jaleco personalizado [El uso de estrategias lúdicas en el manejo de la odontopediatría - bata personalizada]. [Trabajo de Finalización de Curso, Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos]. RIUniceplac. https://dspace.uniceplac.edu.br/handle/123456789/472
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cyndi Naymayer Peres, Amanda Marchi do Amaral, Gabriel Bloedow da Silveira, Marina Peripolli Antoniazzi, André Luis Volmer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.