Funções neuropsicológicas de meninas privadas de liberdade em unidade socioeducativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5488

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Função executiva, Socioeducação, Avaliação neuropsicológica, Comportamento

Resumo

OBJETIVO: A avaliação neuropsicológica tem alta relevância na adolescência e em situação de conflito com a lei, com privação de liberdade em instituições socioeducativas, pode auxiliar, compondo abordagens psicossociais que identifiquem as funções neuropsicológicas, situando-as a partir da historicidade do indivíduo. Deste modo, para compreender esse problema, foi objetivo desse estudo avaliar e descrever as funções neuropsicológicas de adolescentes meninas privadas de liberdade em instituição socioeducativa. MÉTODOS: As participantes foram 19 meninas avaliadas com os instrumentos: Barratt Scale, Inventário de Expressão de Raiva, teste Wisconsin de classificação de cartas, protocolo neuropsicológico, questionário para uso de drogas e Hare Psychopathy Checklist Revised. RESULTADOS: O uso de drogas na vida ocorreu em 80,0% dos casos. Verificaram-se altos escores de impulsividade total (M=75,8, DP=5,4), traço de raiva (M=24,5, DP=7,3) e respostas perseverativas (M =38,5, DP =19,9). Em conjunto com PCL-R total (M=17,5, DP=3,6) e com QI total (M=79,1, DP=16,2), esses níveis auxiliaram na caracterização das funções de autocontrole. CONCLUSÕES: Os dados foram interpretados como indicativos de baixo funcionamento executivo, altos níveis de raiva, de impulsividade, de uso de drogas e de traços de psicopatia. Foram relatadas adversidades durante a infância o que pode ter contribuído para um desempenho prejudicado nas funções cognitivas e emocionais dessas meninas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Achá, M. F. F. (2011). Funcionamento executivo e traços de psicopatia em jovens infratores [Funcionamiento ejecutivo y rasgos psicopáticos en jóvenes infractores] [Dissertação de mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/D.5.2011.tde-07122011-150839

Almeida, R. H. (2018). Fatores biopsicossociais da conduta criminosa e sistema de justiça juvenil: a avaliação do comportamento antissocial, através da Escala Hare PCL-YV, de adolescentes femininas em conflito com a lei [Factores biopsicosociales de la conducta criminal y el sistema de justicia juvenil: la evaluación del comportamiento antisocial, utilizando Escala Hare PCL-YV, de adolescentes mujeres en conflicto con la ley] [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul]. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUCRS. https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8551

Almeida, R. M. M., Trentini, L. B., Klein, L. A., Macuglia, G. R., Hammer, C., & Tesmmer, M. (2014). Uso de álcool, drogas, níveis de impulsividade e agressividade em adolescentes do Rio Grande do Sul [Uso de alcohol drogas, niveles de impulsividad y agresión em adolescentes de Rio Grande do Sul]. Psico, 45(1), 65–72. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.1.12727

Barnert, E. S., Abrams, L. S., Dudovitz, R., Coker, T. R., Bath, E., Tesema, L., Nelson, B. B., Biely, C., & Chung, P. J. (2019). What Is the Relationship Between Incarceration of Children and Adult Health Outcomes? [Cuál es la relación entre el encarcelamiento de niños y los resultados de salud de los adultos?]. Academic pediatrics, 19(3), 342–350. https://doi.org/10.1016/j.acap.2018.06.005

Caetano, L. A. O., & Bazon, M. R. (2023). Ato Infracional na Adolescência: Revisão Integrativa dos Estudos na Perspectiva da Teoria Geral da Tensão [Infracciones en la Adolescencia: Revisión Integradora de Estudio desde la Teoría General de la Tensión]. Cadernos de Psicologia, 3(3), 21. https://cadernosdepsicologia.org.br/index.php/cadernos/article/view/169

Carlini, E. L. A., Noto, A. R., Sanchez, Z. M., Carlini, C. M. A., Locatelli, D. P., Abeid, L. R., Amato, T. C., Opaleye, E. S., Tondowski, C. S., & Moura, Y. G. (2010). VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras [VI Encuesta Nacional sobre el Consumo de Psicotrópicos entre Estudiantes de Enseñanza Primaria y Secundaria de Redes Educativas Públicas y Privadas de las 27 Capitales Brasileñas]. CEBRID – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas. https://www.cebrid.com.br/vi-levantamento-estudantes-2010/

Conselho Federal de Psicologia. (2021). Referências técnicas para atuação de psicólogas (os) no sistema prisional [Referencias técnicas para el trabajo de los psicólogos en el sistema penitenciario]. CFP. https://site.cfp.org.br/publicacao/referencias-tecnicas-para-psicologas-os-no-sistema-prisonal/

Diemen, L. (2006). Associação entre impulsividade, idade do primeiro consume de álcool e abuso de substâncias psicoativas em adolescentes de uma região do sul do Brasil [Asociación entre impulsividad, edad del primer consumo de alcohol y abuso de sustancias psicoactivas en adolescentes de una región del sur de Brasil] [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul]. Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Lume. http://hdl.handle.net/10183/10073

Galinari, L. S., & Bazon, M., R. (2020). Tipologías en delincuencia juvenil: una revisión de literatura. Revista de Psicología, 38(2), 577–612. https://dx.doi.org/10.18800/psico.202002.009

Hare, R. D. (2011). Manual escala Hare PCL-R: critérios para pontuação de psicopatia [Manual de la escala Hare PCL-R: criterios para la puntuación de psicopatía]; versão brasileira: Hilda Morana. Casa do Psicólogo.

Heaton, R. K., Chelune, G. J., Talley, J. L., Kay, G.C., Curtiss, G. (2005). Teste wisconsin de classificação de cartas: manual [Prueba de clasificación de tarjetas de Wisconsin: manual]; adaptação e padronização brasileira Jurema Alcides Cunha... [et al.]. Casa do Psicólogo.

Komatsu, A. V., Bono, E. L., & Bazon, M. R. (2021). Padrões de Uso de Drogas e Problemas Associados em Adolescentes Judicializados [Patrones de Consumo de Drogas y Problemas Asociados en Adolescentes Infractores]. Psico-USF, 26(2), 229–240. https://doi.org/10.1590/1413-82712021260203

Lei n. 12.594, de 18 de janeiro de 2012. (2012). Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional [Establece el Sistema Nacional de Atención Socioeducativa (SINASE), regula la ejecución de medidas socioeducativas dirigidas a adolescentes que cometen alguna infracción]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12594.htm

Lezak, M. D., Howieson, D., Bigler, E. D., & Tranel, D. (2012). Neuropsicological Assessment [Evaluación Neuropsicológica] (5a ed.). Oxford University Press. (Texto original publicado em 1976)

Nejati, V., Salehinejad, M. A., & Nitsche, M. A. (2018). Interaction of the Left Dorsolateral Prefrontal Cortex (l-DLPFC) and Right Orbitofrontal Cortex (OFC) in Hot and Cold Executive Functions: evidence from Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS) [Interacción de la Corteza Prefrontal Dorsolateral Izquierda (l-DLPFC) y la Corteza Orbitofrontal Derecha (OFC) en Funciones Ejecutivas Frías y Calientes: evidencia de la Estimulación Transcraneal de Corriente Directa (tDCS)]. Neuroscience, 369, 109–123. https://doi.org/10.1016/j.neuroscience.2017.10.042

Orendain, N., Galván, A., Smith, E., Barnert, E. S., & Chung, P. J. (2022). Juvenile confinement exacerbates adversity burden: A neurobiological impetus for decarceration [El confinamiento juvenil exacerba la carga de la adversidad: un impulso neurobiológico para la descarceración]. Frontiers in Neuroscience, 16, 1004335. https://doi.org/10.3389/fnins.2022.1004335

Padgaonkar, N. T., Baker, A. E., Dapretto, M., Galván, A., Frick, P. J., Steinberg, L., & Cauffman, E. (2021). Exploring Disproportionate Minority Contact in the Juvenile Justice System Over the Year Following First Arrest [Explorando el contacto desproporcionado con minorías en el sistema de justicia juvenil durante el año siguiente al primer arresto]. Journal of Research on Adolescence, 31(2), 317–334. https://doi.org/10.1111/jora.12599

Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. (2012). Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos [Proporciona directrices y estándares regulatorios para la investigación que involucra a seres humanos]. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. (2016). Dispõe sobre a pesquisa em ciências humanas e sociais [Prevé la investigación em ciências humanas y sociales]. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Sheridan, M. A., Mukerji, C. E., Wade, M., Humphreys, K. L., Garrisi, K., Goel, S., Patel, K., Fox, N. A., Zeanah, C. H., Nelson, C. A., & McLaughlin, K. A. (2022). Early deprivation alters structural brain development from middle childhood to adolescence [La privación temprana altera el desarrollo estructural del cerebro desde la niñez media hasta la adolescência]. Science Advances, 8(40), eabn4316. https://doi.org/10.1126/sciadv.abn4316

Spielberger, C. D., & Biaggio, A. (2003). Manual do STAXI [Manual de STAXI]. Vetor. (Texto original publicado em 1992)

Strauss, E., Sherman, E. M. S., & Spreen, O. (2006). A Compendium of Neuropsychological Tests: Administration, Norms, and Commentary [Un compendio de pruebas neuropsicológicas: administración, estándares y comentarios]. Oxford University Press.

Tetteh-Quarshie, S., & Risher, M.-L. (2023). Adolescent brain maturation and the neuropathological effects of binge drinking: A critical review [Maduración cerebral adolescente y los efectos neuropatológicos del consumo excesivo de alcohol: una revisión crítica]. Frontiers in Neuroscience, 16, 1040049. https://doi.org/10.3389/fnins.2022.1040049

Tieskens, J. M., Lier, P. A. C., Buil, J. M., & Barker, E. D. (2023). Sensation-seeking-related DNA methylation and the development of delinquency: A longitudinal epigenome-wide study [Metilación del ADN relacionada con la búsqueda de sensaciones y desarrollo de la delincuencia: un estudio longitudinal de todo el epigenome]. Development and Psychopathology, 35(2), 791–799. https://doi.org/10.1017/S0954579422000049

Trentini, C. M., Yates, D. B., & Heck, V. S. (2014). WASI – Escala Wechsler abreviada de inteligência: manual [WASI – Escala de Inteligencia Wechsler abreviada: manual]. Pearson.

Vygotsky, L. S. (2000). Obras Escogidas III. Problemas del desarrolo de la psique. A. Machado Libros.

Wechsler, D. (2004). WAIS III – Manual para administração e avaliação [WAIS III – Manual de administración y evaluación]. Pearson.

Wei, X., Adamson, H., Schwendemann, M., Goucha, T., Friederici, A. D., & Anwander, A. (2023). Native language differences in the structural connectome of the human brain [Diferencias de lenguas nativas en el conectoma estructural del cerebro humano]. NeuroImage, 270, 119955. https://doi.org/10.1016/j.neuroimage.2023.119955

Willhelm, A. R., Pereira, A. S., Czermainski, F. R., Nogueira, M., Levandowski, D. G., Volpato, R. B., & de Almeida, R. M. M. (2020). Aggressiveness, Impulsiveness, and the Use of Alcohol and Drugs: Understanding Adolescence in Different Contexts [Agresividad, impulsividad y consumo de alcohol y drogas: comprensión de los adolescentes en diferentes contextos]. Trends in Psychology, 28, 381–39. https://doi.org/10.1007/s43076-020-00022-6

Xia, Y., Xia, M., Liu, J., Liao, X., Lei, T., Liang, X., Zhao, T., Shi, Z., Sun, L., Chen, X., Men, W., Wang, Y., Pan, Z., Luo, J., Peng, S., Chen, M., Hao, L., Tan, S., Gao, J.-H., … He, Y. (2022). Development of functional connectome gradients during childhood and adolescence [Desarrollo de gradientes de conectomas funcionales durante la infancia y la adolescencia]. Science Bulletin, 67(10), 1049–1061. https://doi.org/10.1016/j.scib.2022.01.002

Zelazo, P. D., & Carlson, S. M. (2023). Reconciling the Context-Dependency and Domain-Generality of Executive Function Skills from a Developmental Systems Perspective [Conciliación de la dependencia del contexto y la generalidad del dominio de las habilidades de la función ejecutiva desde una perspectiva de sistemas de desarrollo]. Journal of Cognition and Development, 24(2), 205–222. https://doi.org/10.1080/15248372.2022.2156515

Publicado

27.03.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Corrêa, P. . V., & de Almeida, . R. M. M. (2024). Funções neuropsicológicas de meninas privadas de liberdade em unidade socioeducativa. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5488. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5488

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >>