Implicações educacionais da violência nas escolas: estudo na escola secundária pública, na cidade de Maputo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5739

Palavras-chave:

Violência, Escola, Consequências da Violência

Resumo

INTRODUÇÃO: A violência nas escolas tem um impacto negativo na educação de alunos ao nível mundial. Em Moçambique, em particular na cidade de Maputo, devido ao fenômeno da violência, o processo de ensino e aprendizagem fica comprometido. OBJETIVO: Analisar as implicações educacionais da violência nas escolas. METODOLOGIA: Adotou-se a pesquisa qualitativa com foco na descrição e interpretação profunda de declarações dos informantes. Foram selecionados por conveniência 10 participantes, sendo 5 alunos e 5 professores, de gêneros masculino e feminino. Foi utilizada a entrevista semiestruturada. Para análise de dados usou-se a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin, e foi realizada a transcrição integral das entrevistas e digitação das notas de campo, atribuição de números de forma a facilitar o processo de identificação dos discursos emitidos pelos participantes. RESULTADOS: O estudo evidenciou que as implicações educacionais da violência se caracterizam pelo baixo aproveitamento, desistência da escola, perda de interesse de aprendizagem, traumas por parte de alunos (as), isolamento social, humilhação, repetir a classe, sentimentos de vergonha e medo, roubos entre os colegas e delinquência juvenil. CONCLUSÃO: O estudo demonstrou que essas implicações educacionais são provocadas pelos tipos de violência praticadas na escola, como a violência física, a violência psicológica, a violência simbólica e a violência sexual. Os resultados deste estudo contribuirão na conscientização sobre a violência nas escolas e ser uma alternativa de debates, com vista à mitigação deste fenômeno na sociedade, em particular na escola.

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Publicado

26.11.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Xerinda, J., & Guambe, A. J. (2024). Implicações educacionais da violência nas escolas: estudo na escola secundária pública, na cidade de Maputo. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5739. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5739