Representações sociais e práticas de enfrentamento às violências na universidade: das incertezas aos caminhos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2025.e6082Palavras-chave:
Universidades, Violência, Teoria das Representações SociaisResumo
RESUMO | OBJETIVO: Neste estudo, objetivamos conhecer as experiências da comunidade acadêmica acerca das violências no espaço universitário. MÉTODO: Foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com quinze pessoas inseridas no contexto universitário, docentes, estudantes e técnicos-administrativos em educação. O referencial teórico adotado para análise das informações foi a Teoria das Representações Sociais. RESULTADOS: Obtivemos como resultados um predomínio do entendimento da violência a partir da agressão física, embora seja possível perceber uma mudança representacional por meio das experiências pessoais e profissionais dos entrevistados. Ademais, percebemos que a instituição tem se mobilizado nos últimos anos para enfrentar os casos de violência, entretanto ainda há um constante olhar individualizante para o fenômeno da violência. CONCLUSÃO: Compreendemos que é necessário que se amplie as ações para o enfrentamento da violência e as universidades encarem as violências por meio de políticas públicas, investimento em campanhas e rodas de conversa envolvendo toda a comunidade acadêmica.
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