Conceptions of psychologists from CRAS in Salvador about school demands

Authors

  • Thais Fontes Andrade Universidad de la Empresa
  • Marilda Castelar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Liliane Alves da Luz Teles Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037

Keywords:

Education. Psychology. Social Assistance. School Failure.

Abstract

The article focuses on the conceptions of psychologists from the Reference Centers in Social Assistance (Centros de Referência em Assistência Social – CRAS) in Salvador, state of Bahia, who receive school demands. The study is part of an extensive research by Viégas (2013; 2014; 2016) that identified the insufficiency of psychologists working in the field of education and referrals directed to other public services that have psychological assistance. The study used the qualitative method, semi-structured interviews with six psychology professionals who work at CRAS. The interviews were audio-recorded, transcribed and analyzed through the articulation of their contents with education studies and the construction of the psychologists' space in social assistance, considering the issues involved in this public policy. The results also point a clear need to expand the conceptions / views of professionals, the construction of new technical references and the development of ideas, policies and strategies to act in the face of these demands. Such changes in conceptions can promote improvements in their practices in handling complaints submitted by schools.

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Author Biographies

  • Thais Fontes Andrade, Universidad de la Empresa
    Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa(UY). Possui Curso de Formação em Psicoterapia Infanto-juvenil. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Participante do Grupo de Pesquisa: Psicologia, Diversidade e Saúde e da linha de Pesquisa Memória, Cultura e Subjetividade. Participa também do grupo de estudo sobre relações raciais. Esteve inserida no grupo de pesquisa ?EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da pedagogia, da psicologia e da filosofia e participou da pesquisa interinstitucional: ?Atuação das(os) Psicólogas(os) nos Serviços Públicos de Assistência Social e Saúde frente à Demanda Escolar na Bahia: Concepções, Praticas e Inovações?. Bolsista FAPESB duas vezes, primeiramente com o projeto: "Atuação dos Psicólogos em CAPS frente as demandas escolares" e depois com o projeto: O trabalho das/o psicologas/os nos serviços públicos de assistência social (CRAS) na Bahia, diante das questões oriundas do sistema educacional. Psicóloga clinica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e no Espaço Devir. Realiza estudos na área das relações racias, da psicologia clinica, social e da educação.
  • Marilda Castelar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em Políticas Públicas, tendo atuado na Prefeitura Municipal de Campinas durante 14 anos. Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia, desde 2003 e no Mestrado em Tecnologias em Saúde, desde 2012 e no Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, na EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia clínica, social e em Pesquisa com ênfase nos temas: políticas públicas de saúde, inclusão social, memória da psicologia, psicologia social, gênero, saúde mental, relações etnico-raciais, saúde da população negra e direitos humanos. 
  • Liliane Alves da Luz Teles, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Psicóloga, Doutora em Educação pela UFBA -Universidade Federal da Bahia

    Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Published

07/30/2020

Issue

Section

Original Articles

How to Cite

Andrade, T. F., Castelar, M., & Teles, L. A. da L. (2020). Conceptions of psychologists from CRAS in Salvador about school demands. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 212-221. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037