DE ‘MESTRE EXPLICADOR’ A ‘MESTRE IGNORANTE’: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO TUTOR NO MÉTODO DA ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) NUM CURSO DE PSICOLOGIA EM SALVADOR, BAHIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1231Palabras clave:
ensino superior, metodologia ativa, professor, tutorResumen
Trata-se de um relato de experiência decorrente do encontro de duas professoras-tutoras iniciantes no trabalho com o método da ABP, no curso de Psicologia da EBMSP. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, na qual os papéis de professores e alunos assumem formas e lugares distintos daqueles representados pelo referencial da pedagogia tradicional, sendo o professor deslocado para o lugar de tutor. No presente relato de experiência, a obra filosófico-literária “O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual”, do filósofo francês Jacques Rancière, foi tomada como analisador do papel do tutor no método da ABP. A referida obra aborda uma situação experimental de aprendizagem na qual os alunos aprendem na ausência da explicação do professor-mestre. Discute-se neste trabalho as perspectivas de embrutecimento e emancipação, decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, a partir dos referenciais do método da ABP. Concluímos que a presença viva e forte do corpo do mestre/tutor impulsionará a emancipação intelectual dos estudantes, apontando para o Princípio da Igualdade como estratégia central da aprendizagem sem mestre explicador, mas não sem mestre.