DE ‘MESTRE EXPLICADOR’ A ‘MESTRE IGNORANTE’: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO TUTOR NO MÉTODO DA ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) NUM CURSO DE PSICOLOGIA EM SALVADOR, BAHIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Lidiane de Fátima Barbosa Guedes
  • Maria Beatriz Barreto do Carmo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1231

Palabras clave:

ensino superior, metodologia ativa, professor, tutor

Resumen

Trata-se de um relato de experiência decorrente do encontro de duas professoras-tutoras iniciantes no trabalho com o método da ABP, no curso de Psicologia da EBMSP. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, na qual os papéis de professores e alunos assumem formas e lugares distintos daqueles representados pelo referencial da pedagogia tradicional, sendo o professor deslocado para o lugar de tutor. No presente relato de experiência, a obra filosófico-literária “O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual”, do filósofo francês Jacques Rancière, foi tomada como analisador do papel do tutor no método da ABP. A referida obra aborda uma situação experimental de aprendizagem na qual os alunos aprendem na ausência da explicação do professor-mestre. Discute-se neste trabalho as perspectivas de embrutecimento e emancipação, decorrentes do processo de ensino-aprendizagem, a partir dos referenciais do método da ABP. Concluímos que a presença viva e forte do corpo do mestre/tutor impulsionará a emancipação intelectual dos estudantes, apontando para o Princípio da Igualdade como estratégia central da aprendizagem sem mestre explicador, mas não sem mestre. 

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Biografía del autor/a

  • Lidiane de Fátima Barbosa Guedes

    Psicóloga, Mestre em Psicologia Social, Docente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

  • Maria Beatriz Barreto do Carmo, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos Universidade Federal da Bahia
    Psicóloga (FRB), Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) (Bolsista CNPq) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (Instituto de Psicologia/USP) (Bolsista FAPESP). Vem trabalhando na interface da psicologia com a grande área da saúde, com destaque para investigações sobre saúde mental/estresse e o processo saúde-doença. Atuou como professora substituta do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e como professora adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Atualmente é professora adjunta I do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos (IHAC/UFBA).

Publicado

2017-02-22

Número

Sección

Informes de experiencia

Cómo citar

Barbosa Guedes, L. de F., & do Carmo, M. B. B. (2017). DE ‘MESTRE EXPLICADOR’ A ‘MESTRE IGNORANTE’: CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL DO TUTOR NO MÉTODO DA ABP (APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS) NUM CURSO DE PSICOLOGIA EM SALVADOR, BAHIA - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 6(1), 20-26. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1231

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