Experiência formativa em Psicologia segundo estudantes de uma universidade interiorizada: estudo fenomenológico
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i3.1922Palabras clave:
Educação Superior, Fenomenologia, Formação do psicólogo, Pesquisa Qualitativa, Universidades.Resumen
Esta pesquisa objetiva compreender a experiência de formação em Psicologia, com base nos relatos de estudantes situados em universidade interiorizada no Estado da Bahia. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas com seis discentes concludentes do curso de Psicologia. Posteriormente, analisaram-se os dados por meio do método fenomenológico empírico de Amedeo Giorgi. Foram estabelecidas três categorias relacionadas às experiências anteriores ao ingresso no curso de Psicologia, às experiências do processo de tornar-se psicólogo e às implicações do processo de interiorização na experiência formativa. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as experiências dos alunos abordaram similaridades em variados âmbitos, tais como: suas aspirações quanto ao ingresso; suas percepções e motivações sobre o curso de Psicologia ao longo do percurso formativo, sobretudo na fase de estágio profissionalizante; identificação das potencialidades e adversidades oriundas do processo de interiorização. Conclui-se com questionamentos sobre os contrastes e as singularidades formativas entre instituições situadas no interior e sediadas nas capitais, além de sugerir outras pesquisas em cursos de Psicologia e programas de acesso ao ensino superior alocados em instituições privadas.