Concepções de psicólogas/os dos CRAS de Salvador sobre demanda escolar

Autores/as

  • Thais Fontes Andrade Universidad de la Empresa
  • Marilda Castelar Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
  • Liliane Alves da Luz Teles Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037

Palabras clave:

Educação. Psicologia. Assistência Social. Fracasso Escolar.

Resumen

O artigo foca nas concepções de psicólogas/os dos Centros de Referência em Assistência Social de Salvador - Ba que recebem demandas escolares.  O estudo faz parte de uma ampla pesquisa de Viégas (2013; 2014; 2016) que identificou a insuficiência de psicólogas/os atuando no campo da educação e encaminhamentos dirigidos a outros serviços públicos que dispõem de atendimento psicológico. O estudo utilizou o método qualitativo, entrevistas semiestruturadas com seis profissionais de psicologia que atuam nos CRAS. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas através da articulação de seus conteúdos com os estudos da educação e a construção do espaço das/os psicólogas/os na assistência social considerando as questões envolvidas nessa política pública. Os resultados apontam a necessidade de ampliação das concepções/visões dos profissionais, da construção de novas referências técnicas e o desenvolvimento de ideias, políticas e estratégias para atuação frente a essas demandas. Tais mudanças nas concepções podem promover melhorias nas suas práticas no atendimento de queixas encaminhadas pelas escolas.

Descargas

Biografía del autor/a

  • Thais Fontes Andrade, Universidad de la Empresa
    Mestranda em Educação pela Universidad de la Empresa(UY). Possui Curso de Formação em Psicoterapia Infanto-juvenil. Graduada em Psicologia pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Participante do Grupo de Pesquisa: Psicologia, Diversidade e Saúde e da linha de Pesquisa Memória, Cultura e Subjetividade. Participa também do grupo de estudo sobre relações raciais. Esteve inserida no grupo de pesquisa ?EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da pedagogia, da psicologia e da filosofia e participou da pesquisa interinstitucional: ?Atuação das(os) Psicólogas(os) nos Serviços Públicos de Assistência Social e Saúde frente à Demanda Escolar na Bahia: Concepções, Praticas e Inovações?. Bolsista FAPESB duas vezes, primeiramente com o projeto: "Atuação dos Psicólogos em CAPS frente as demandas escolares" e depois com o projeto: O trabalho das/o psicologas/os nos serviços públicos de assistência social (CRAS) na Bahia, diante das questões oriundas do sistema educacional. Psicóloga clinica na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e no Espaço Devir. Realiza estudos na área das relações racias, da psicologia clinica, social e da educação.
  • Marilda Castelar, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
    Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Multimeios pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e graduação em Psicologia pela PUC Campinas - Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência em Políticas Públicas, tendo atuado na Prefeitura Municipal de Campinas durante 14 anos. Atua como Professora Adjunta no Curso de Psicologia, desde 2003 e no Mestrado em Tecnologias em Saúde, desde 2012 e no Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde, na EBMSP - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Possui experiência na área de Psicologia clínica, social e em Pesquisa com ênfase nos temas: políticas públicas de saúde, inclusão social, memória da psicologia, psicologia social, gênero, saúde mental, relações etnico-raciais, saúde da população negra e direitos humanos. 
  • Liliane Alves da Luz Teles, Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

    Psicóloga, Doutora em Educação pela UFBA -Universidade Federal da Bahia

    Professora Assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

Publicado

2020-07-30

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Andrade, T. F., Castelar, M., & Teles, L. A. da L. (2020). Concepções de psicólogas/os dos CRAS de Salvador sobre demanda escolar. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(2), 212-221. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i2.3037

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>