Adaptação do modelo resposta-à-intervenção para identificação de alunos com necessidades educativas especiais em escolas regulares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.3045

Palabras clave:

Necessidades educativas especiais. Intervenção precoce. Educação compensatória.

Resumen

Este artigo apresenta resultados parciais de um estudo longitudinal, ainda em curso, cujo propósito é desenhar, avaliar e validar um instrumento para a identificação e atendimento de alunos com Necessidades Educativas Especiais em Escolas Regulares do Ensino Primário em Moçambique, adaptado do modelo Resposta-à-Intervenção. De natureza qualitativa, o estudo teve como referencial teórico-metodológico a Pesquisa-acção com abordagem técnica de consultoria colaborativa, que usou como instrumentos acções de indução, grupos focais e entrevistas. Participaram um director de escola, um director adjunto pedagógico e onze professores que leccionavam a 2ª classe, numa escola regular do ensino primário localizada na periferia da cidade capital de Moçambique. Os resultados sugeriram um modelo constituído por três níveis de intervenção. O primeiro nível, o de Intervenção Estrutural, é concernente a decisões que devem ser tomadas com relação a: (i) Reorganização da escola, visando dotá-la de condições que permitam o processo de identificação de alunos com Necessidades Educativas Especiais na própria sala de aula regular; (ii) Criação de ambiente de colaboração com os pais e encarregados de educação e, (iii) Identificação de recursos fora da escola. O segundo nível é o da Intervenção de Triagem de todos os alunos em sala de aula e monitorização das respostas daqueles em situação de necessidades. O último nível concerne a Intervenção Grupal, que consiste no atendimento das necessidades educativas dos alunos identificados. Os participantes consideraram o modelo prático, acessível e viável no contexto de Moçambique.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Cristina Daniel Tomo, Universidade Eduardo Mondlane
    Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique; Mestre em Psicologia e Educação da Criança Excepcional. Professora aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane.
  • Arlindo Alberto Sitoe, Universidade Eduardo Mondlane
    Professor, Aposentado da Faculdade de Educacao da Universidade Eduardo Mondlane. Doutor em Educacao, Mestre em Psicologia.

Publicado

2020-11-26

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Tomo, C. D., & Sitoe, A. A. (2020). Adaptação do modelo resposta-à-intervenção para identificação de alunos com necessidades educativas especiais em escolas regulares. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(3), 280-294. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.3045

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >>