O processo de construção do TCC em psicologia: uma experiência compartilhada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3390

Palabras clave:

Trabalho de Conclusão de Curso, Psicologia, Currículo, Autoria e Produção Acadêmica.

Resumen

O presente trabalho apresenta as concepções que guiam as diretrizes e o processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), além de uma análise das principais características que marcam as produções dos últimos 10 anos (2009-2019). O TCC integra a construção curricular em Psicologia, na EBMSP, como uma narrativa autoral e orientada que rubrica a formação com autonomia e reflexão teórico-metodológica de um tema-problema da contemporaneidade. O trabalho trafega em dialogicidade, perspectiva comunicacional horizontal que permite trocas, implicações, negociações entre os entes que compõem a compreensão e a escrita. Por ser artesanal, o processo de construção do TCC surge nesse texto como metáfora do ofício das baianas do acarajé, uma vez que, assim como ocorre com a culinária do acarajé, envolve etapas interdependentes e sequenciais. Para tornar isso possível, o curso oferece cinco disciplinas que oferecem suporte direto ao desenvolvimento dos TCCs, estando distribuídas ao longo de três semestres letivos. O encerramento dessa trajetória é coroado pela solenidade de defesa pública do trabalho. Nos últimos 10 anos, 387 TCCs foram produzidos e defendidos no curso, representando diferentes modalidades de produções científicas, como revisões de literatura, pesquisas empíricas e relatos de experiência. Evidencia-se elevado interesse pelas temáticas relacionadas ao eixo da Psicologia, Sociedade e Cultura e pelas áreas de atuação ligadas à saúde e clínica, o que reflete características ligadas à própria profissão e ao perfil do curso da EBMSP.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2020-12-14

Número

Sección

Informes de experiencia

Cómo citar

Danon, C. A. F., Aguiar, C. V. N., Tironi, M. O. S., & Silva, S. M. B. da. (2020). O processo de construção do TCC em psicologia: uma experiência compartilhada. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(4), 474-481. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i4.3390