PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v1i1.35Palabras clave:
Projeto político pedagógico, Psicologia, CurrículoResumen
O texto apresenta o panorama estrutural e teórico do Projeto Político Pedagógico do Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Tem como documento referencial as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação em psicologia publicada pelo Ministério da Educação, em 2004. Propõe como concepção pedagógica a substituição da organização curricular arrolada em disciplinas para a construção de um currículo fundamentado em competências e habilidades profissionais. Entende como princípio fundante o currículo alicerçado na interdisiplinaridade, voltado para o desenvolvimento de competência. Foca o sujeito do aprendizado como ator central do processo pedagógico; considera e sinaliza a ampliação do campo profissional do psicólogo em novos contextos, como nas áreas social, jurídica e esportiva, consolidando a profissão como um amplo espaço de responsabilidade social. Entende que, na contemporaneidade, o psicólogo revela-se como um profissional de saúde. Assim, o processo formativo tem como desafio apartar-se do modelo tradicional de ensino biomédico e preparar profissionais para lidar com a saúde como fenômeno complexo, multirreferencializado, que envolve aspectos socioculturais, históricos, subjetivos.