Games e moralidade: como os jogadores se relacionam com os conteúdos morais dos jogos?
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v10i2.3786Palabras clave:
Jogos. Moral. Virtual.Resumen
INTRODUÇÃO: Os jogos eletrônicos se tornaram parte fundamental de uma sociedade marcada pelo uso da tecnologia e pela virtualização das relações humanas. Considerados como produto de uma cultura de consumo tecnológica recente, os jogos apresentam a seu respeito diversas opiniões contraditórias, principalmente às que se referem aos seus conteúdos morais e suas supostas influências. OBJETIVO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar como os jogadores se relacionam com os conteúdos morais presentes nos jogos eletrônicos. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo quanti-qualitativo envolvendo 30 jogadores. Recorreu-se a entrevistas semiestruturadas com a apresentação de dilemas virtuais baseados em jogos eletrônicos. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio de análise de conteúdo e estatística descritiva, sendo os resultados discutidos à luz das teorias morais. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontam que a maioria dos jogadores considera o ambiente virtual como um espaço de permissividade, satisfação dos desejos e livre de qualquer sanção, apresentando um número bem maior de respostas utilitaristas aos videodilemas. CONCLUSÃO:Os resultados sugerem que a ação moral no ambiente virtual pode ser vista como um construto independente para o julgamento moral.