Metodologia para abordagem do estigma social das doenças no curso de medicina: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1829Palavras-chave:
Estigma social, mídias audiovisuais, redes sociais.Resumo
Introdução: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o egresso do Curso de Medicina deverá ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Diversas doenças são estigmatizadas na nossa sociedade contemporânea, o que resulta em deterioração da identidade social, agravamento das limitações funcionais e redução das possibilidades de reabilitação. Objetivo: Relatar a experiência da abordagem do Estigma Social das Doenças no Curso de Medicina. Metodologia: Após sensibilização com um documentário sobre o estigma social da hanseníase, seguida por breve exposição dialogada sobre o tema, os discentes de três turmas do quarto semestre do Curso de Medicina (50 alunos/turma) foram convidados a elaborar mídias audiovisuais combatendo o estigma social de quaisquer doenças estigmatizadas, para divulgação nas redes sociais. Resultados: Os discentes se revelaram bastante sensibilizados com o tema, partilhando suas impressões e alguns depoimentos sobre o estigma vivenciado por si mesmos e por seus familiares portadores de doenças estigmatizantes.Todas as 30 equipes de 5 alunos aderiram à proposta, de caráter facultativo, sendo produzidas 30 mídias (flyers ou vídeos) que, através das redes sociais, poderão ajudar à sociedade a desconstruir o estigma social das doenças. Conclusão: A metodologia utilizada mostrou-se eficaz na sensibilização dos estudantes de Medicina sobre o tema e culminou na produção de mídias audiovisuais, veiculáveis nas redes sociais, como estratégia de redução do estigma social das doenças e promoção do reconhecimento da cidadania e da dignidade humana dos portadores de tais doenças.