Metodologia para abordagem do estigma social das doenças no curso de medicina: relato de experiência

Autores

  • Meirelayne Borges Duarte UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

DOI:

https://doi.org/10.17267/2594-7907ijhe.v2i1.1829

Palavras-chave:

Estigma social, mídias audiovisuais, redes sociais.

Resumo

Introdução: De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o egresso do Curso de Medicina deverá ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Diversas doenças são estigmatizadas na nossa sociedade contemporânea, o que resulta em deterioração da identidade social, agravamento das limitações funcionais e redução das possibilidades de reabilitação. Objetivo: Relatar a experiência da abordagem do Estigma Social das Doenças no Curso de Medicina. Metodologia: Após sensibilização com um documentário sobre o estigma social da hanseníase, seguida por breve exposição dialogada sobre o tema, os discentes de três turmas do quarto semestre do Curso de Medicina (50 alunos/turma) foram convidados a elaborar mídias audiovisuais combatendo o estigma social de quaisquer doenças estigmatizadas, para divulgação nas redes sociais. Resultados: Os discentes se revelaram bastante sensibilizados com o tema, partilhando suas impressões e alguns depoimentos sobre o estigma vivenciado por si mesmos e por seus familiares portadores de doenças estigmatizantes.Todas as 30 equipes de 5 alunos aderiram à proposta, de caráter facultativo, sendo produzidas 30 mídias (flyers ou vídeos) que, através das redes sociais, poderão ajudar à sociedade a desconstruir o estigma social das doenças. Conclusão: A metodologia utilizada mostrou-se eficaz na sensibilização dos estudantes de Medicina sobre o tema e culminou na produção de mídias audiovisuais, veiculáveis nas redes sociais, como estratégia de redução do estigma social das doenças e promoção do reconhecimento da cidadania e da dignidade humana dos portadores de tais doenças.

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Biografia do Autor

  • Meirelayne Borges Duarte, UNIFACS - UNIVERSIDADE SALVADOR

    Mestra em Medicina e Saúde com ênfase em Epidemiologia

    Profa. Adjunta do Curso de Medicina da UNIFACS - Universidade Salvador

    Salvador, Bahia Brasil

    meirelayne.duarte@unifacs.br

     

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Publicado

25.10.2018

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

1.
Duarte MB. Metodologia para abordagem do estigma social das doenças no curso de medicina: relato de experiência. Intern J Educ H [Internet]. 25º de outubro de 2018 [citado 25º de novembro de 2024];2(1):120-3. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/educacao/article/view/1829

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