Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem em Minas Gerais: estudo documental

Autores

  • Meire Cavalieri de Almeida Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1309-1728
  • Érika Bicalho de Almeida Brugger Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9307-9437
  • Jussara Regina Martins Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8191-2946
  • Esther Suellem Rocha Silva Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-0297-4840
  • Sara Carvalho Ignácio Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0009-0008-5787-3028
  • Taise Miguel Vieira Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora – Suprema (Juiz de Fora). Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0009-0002-8643-5568

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3378rec.2024.e5873

Palavras-chave:

Segurança do Paciente, Competência Profissional, Estudantes de Enfermagem, Avaliação Educacional, Graduação em Enfermagem

Resumo

OBJETIVOS: Analisar o ensino sobre segurança do paciente nos cursos de graduação em Enfermagem em Minas Gerais. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo documental de abordagem quantitativa. Foram incluídas as instituições de ensino superior do estado que disponibilizassem ementas das disciplinas publicamente. Foram realizadas análises descritivas por meio de frequências. Comparações foram realizadas pelos testes Qui-quadrado ou Fisher Exato. RESULTADOS: Foram incluídas 25 instituições de ensino superior em Enfermagem. Entre as 1462 disciplinas analisadas, constatou-se que o tópico mais abordado foi a “interação com pacientes e cuidadores” (presente em 24,8% delas), seguido por “melhoria na segurança da medicação” (18,8%), “prevenção e controle de infecção” (17,8%) e “ser participante de uma equipe eficaz” (13,9%). Alguns termos como, por exemplo, “Cultura de culpa” e “falibilidade humana” não foram identificados em nenhuma disciplina. CONCLUSÃO: Este trabalho explicita que muitos tópicos fundamentais ao ensino da segurança do paciente têm sido deixados de lado pelas instituições de ensino superior em Enfermagem. Faz-se necessário, não somente uma atualização das ementas curriculares, como também uma revisão dos métodos de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento de competências dos futuros profissionais.

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Publicado

17.10.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
de Almeida MC, Brugger Érika B de A, Martins JR, Silva ESR, Ignácio SC, Vieira TM. Ensino de segurança do paciente na graduação de enfermagem em Minas Gerais: estudo documental. Rev Enf Contemp [Internet]. 17º de outubro de 2024 [citado 3º de dezembro de 2024];13:e5873. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/5873

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