SOBRE AS TEORIAS E MODELOS DE ENSINO OU DE INSTRUCTIONAL DESIGN

Autores

  • Rui Guimarães Lima Centro de Investigação Transdisciplinar 'Cultura, Espaço e Memória' Universidade do Porto Portugal

DOI:

https://doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v7i3.1511

Palavras-chave:

Ensino, Desenho de Instrução, Teorias, Modelos

Resumo

Internacionalmente reconhecido e em clara afirmação no panorama nacional, o design instrucional é já uma realidade em algumas instituições de educação e ensino, bem como em empresas de formação em Portugal. Este estudo pretende analisar as teorias e os modelos de Instructional Design. O presente ensaio teórico foi desenvolvido com base em reflexões e articulações entre os elementos e conteúdos abordados por diferentes bases teóricas contemporâneas. Abordamos algumas das mais significativas teorias e modelos do design de instrução procurando fazer dele um elemento de referência para futuros estudos e pesquisas nesta área particularmente recorrente, da educação a distância. Efetivamente, os processos de ensino-aprendizagem em ambientes de educação e formação online não poderão dissociar-se das diferentes formas de planificação didática propostas por este novo modelo de design instrucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29.08.2017

Edição

Seção

Revisões de Literatura

Como Citar

1.
Guimarães Lima R. SOBRE AS TEORIAS E MODELOS DE ENSINO OU DE INSTRUCTIONAL DESIGN. Rev Pesq Fisio [Internet]. 29º de agosto de 2017 [citado 23º de novembro de 2024];7(3):435-47. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/fisioterapia/article/view/1511

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 > >>