QUEIXA ESCOLAR E GÊNERO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PRONTUÁRIOS DE UM CAPSi DE SALVADOR-BA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i4.1658Palavras-chave:
serviços de saúde mental, educação, fracasso escolar, gênero, medicalizaçãoResumo
Este trabalho teve como objetivo analisar as possíveis relações entre a queixa escolar e a construção de gênero em prontuários em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) de Salvador- BA. Ele partiu de pesquisa de mestrado que objetivou analisar como essas queixas eram entendidas e atendidas nesse serviço. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de inspiração etnográfica, utilizando como recursos metodológicos análise de prontuários, observação participante e entrevista com profissionais. Aqui serão apresentados os resultados relativo à análise de prontuários, com um recorte para as questões de construção de gênero. Como resultado, foi encontrado que os meninos representaram maior parte dos encaminhamentos (71%). Proporcionalmente, as meninas apresentaram mais relatos de situações de humilhação na escola e também descrições que indicaram um alto grau de sofrimento psíquico. Os dados revelam uma forte influência de padrões existentes na construção de gênero subjacentes a esses encaminhamentos. Por fim, conclui-se com a necessidade de se discutir mais temática de relações étnicos raciais, de gênero e classe social com profissionais das políticas públicas de educação e saúde.