Grupos de Orientação Parental: um relato de experiência

Autores

  • Julio Cezar Goncalves Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
  • Josiane da Silva Delvan Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
  • Andressa Juliana de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
  • Ariadny Suci Abbud Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
  • Victória Niebuhr Loos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariana de Oliveira Bortolatto Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.2782

Palavras-chave:

Orientação Parental. Grupos de Orientação. Família.

Resumo

A conjuntura familiar é uma das maiores influências no processo de desenvolvimento infantil, de modo que, estudos voltados às práticas parentais possuem significativa relevância científica, acadêmica e social. Dessa forma, o presente artigo objetiva relatar a experiência da realização de Grupos de Orientação Parental no período de três anos em uma cidade de Santa Catarina. Trata-se de um estudo Descritivo e Transversal do tipo Relato de Experiência. Participaram 49 pais, que foram seccionados em seis grupos no decurso dos três anos de aplicação, com encontros semanais. Por conseguinte, ao sobrepor Práticas Grupais com Orientação para Pais, evidenciou-se que os benefícios dos atendimentos em grupo são diversos, considerando que este formato favorece oportunidades para aprendizagem, maior apoio entre os membros, redução do estigma e aumento do autofoco. Contudo, os desafios aos terapeutas são muitos e o desenvolvimento de determinadas características profissionais necessárias para o alcance dos resultados esperados. Essa asserção caracteriza notadamente a importância dos Estágios Obrigatórios, podendo ser uma importante oportunidade para a aquisição dessas competências, na mesma medida que possibilita aplicar a teoria na prática.

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Biografia do Autor

  • Julio Cezar Goncalves, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
    Psicólogo do Núcleo de Acessibilidade da Universidade do Vale do Itajaí, Mestrando em Educação
  • Josiane da Silva Delvan, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
    Doutora em Psicologia e Docente dos Cursos da niversidade do Vale do Itajaí
  • Andressa Juliana de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
    Psicóloga
  • Ariadny Suci Abbud, Universidade do Vale do Itajaí - Univali, Curso de Psicologia
    Especialista em Terapiaa Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência pelo Instituto Paranaense de Terapia Cognitiva I IPTC
  • Victória Niebuhr Loos, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestrado em Psicologia
  • Mariana de Oliveira Bortolatto, Universidade Federal de Santa Catarina
    Mestrado em Psicologia

Publicado

10.11.2020

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Goncalves, J. C., Delvan, J. da S., de Oliveira, A. J., Abbud, A. S., Loos, V. N., & Bortolatto, M. de O. (2020). Grupos de Orientação Parental: um relato de experiência. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 9(3), 364-373. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i3.2782

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