Inclusão social pelo trabalho: percepções da primeira experiência de emprego em jovens de baixa renda
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5439Palavras-chave:
Emprego, Juventude, Trabalho, Pobreza, Inclusão SocialResumo
OBJETIVO: Este estudo teve como objetivo propor um modelo cognitivo/explicativo que represente as mudanças que podem ser incorporadas à vida de jovens de baixa renda, a partir de sua primeira experiência de emprego formal. MÉTODO: A amostra do estudo foi composta por 25 jovens beneficiários do Programa Primeiro Emprego/BA, que participaram de grupos focais on-line. Para a análise, as falas foram inicialmente categorizadas por meio da análise de conteúdo temática e, em seguida, visando uma sistematização e o estabelecimento de uma relação entre as categorias adotadas, foi utilizada a técnica do mapeamento cognitivo. RESULTADOS: A partir da análise das falas dos jovens, foram identificados 29 núcleos de sentidos, distribuídos em torno da tríade indivíduo- trabalho-sociedade. Entre as mudanças pessoais percebidas, destacam-se a valorização e o crescimento pessoal, assim como questões financeiras. Nas mudanças laborais, o aumento da empregabilidade como resultado da maior qualificação profissional e das novas habilidades técnicas adquiridas foi amplamente citado. Por fim, no que diz respeito às mudanças sociais, a percepção de alteração do status social ficou evidente. A maioria das mudanças observadas foram positivas e indicaram um aumento na qualidade de vida dos jovens de baixa renda. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que para uma modificação dos padrões de reprodução da força de trabalho juvenil, baseados na precarização e na subalternidade, é necessária uma transformação da realidade laboral dos seus atores.
Downloads
Referências
Advanced Financial Network. (s.d.). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2019 [Encuesta Nacional por Muestra de Hogares (Pnad) en 2019]. https://br.advfn.com/indicadores/pnad/2019
Amazarray, M. R., Thomé, L. D., Souza, A. P. L., Poletto, M., & Koller, S. H. (2009). Aprendiz versus trabalhador: Adolescentes em processo de aprendizagem [Aprendiz versus trabajador: Adolescentes en proceso de aprendizaje]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 329–338. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300006
Carrano, P. (2013). Juventudes: As identidades são múltiplas [Juventudes: Las identidades son múltiples]. Movimento-Revista de Educação, (1). DOI: https://doi.org/10.22409/movimento2000.v0i01.a20749
Castro, J. A., Aquino, L. M. C., & Andrade, C. C. (Orgs.). (2009). Juventude e políticas sociais no Brasil [Juventud y políticas sociales en Brasil]. Ipea. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9162
Cossette, P., & Audet, M. (1992). Mapping of an idiosyncratic schema [Mapeo de un esquema idiossincrásico]. Journal of Management Studies, 29(3), 325–347. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1992.tb00668.x DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1992.tb00668.x
Coutinho, M. C., Krawulski, E., & Soares, D. H. (2007). Identidade e trabalho na contemporaneidade: Repensando articulações possíveis [Identidad y trabajo en la contemporaneidad: Repensando articulaciones posibles]. Psicologia & Sociedade, 19, 29–37. https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400006 DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400006
Decreto n. 8.537, de 5 de outubro de 2015 (2015). Regulamenta a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e a Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, para dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual [Regula la Ley nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, y la Ley nº 12.933, de 26 de diciembre de 2013, para disponer sobre el beneficio de media entrada para acceso a eventos artístico-culturales y deportivos y para establecer los procedimientos y los criterios para la reserva de plazas a jóvenes de baja renta en los vehículos del sistema de transporte colectivo interestatal]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8537.htm
Ferraz, D. L. S., & Menna-Barreto, J. A. (2012). A organização dos trabalhadores desempregados como mediação para a consciência de classe [La organización de los trabajadores desempleados como mediación para la conciencia de classe]. Organizações & Sociedade, 19(61), 187–207. https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000200002 DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000200002
Fischer, F. M., Oliveira, D. C., Teixeira, L. R., Teixeira, M. C. T. V., & Amaral, M. A. (2007). Efeitos do trabalho sobre a saúde de adolescentes [Efectos del trabajo sobre la salud de adolescentes]. Ciência & Saúde Coletiva, 8(4), 973–984. https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000400019 DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000400019
Freire, P. (1979). Educação e mudança [Educación y cambio]. (12a ed.). Paz e Terra.
Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. A. A. (2014). Competências socioemocionais: Fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho [Competencias socioemocionales: Factor clave en el desarrollo de competencias para el trabajo]. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(4), 394–406. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400006&lng=pt&nrm=iso
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [s.d.]. Desemprego [Desempleo]. IBGE. https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php
Kleba, M. E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política [Empoderamiento: proceso de fortalecimiento de los sujetos en los espacios de participación social y democratización política]. Saúde e Sociedade, 18(4), 733–743. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016
Lei n. 10.748, de 22 de outubro de 2003 (2003). Cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens - PNPE, acrescenta dispositivo à Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e dá outras providências [Crea el Programa Nacional de Estímulo al Primer Empleo para los Jóvenes - PNPE, añade dispositivo a la Ley no 9.608, de 18 de febrero de 1998, y da otras providencias]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.748impressao.htm
Lei n. 11.129, de 30 de junho de 2005 (2005). Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº s 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências [Instituye el Programa Nacional de Inclusión de Jóvenes – ProJovem; crea el Consejo Nacional de la Juventud – CNJ y la Secretaría Nacional de Juventud; modifica las Leyes nº s 10.683, de 28 de mayo de 2003, y 10.429, de 24 de abril de 2002; y da otras providencias]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11129.htm
Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013 (2013). Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE [Instituye el Estatuto de la Juventud y dispone sobre los derechos de los jóvenes, los principios y directrices de las políticas públicas de juventud y el Sistema Nacional de Juventud – SINAJUVE]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm
Lei n. 13.459, de 10 de dezembro de 2015 (2015). Institui o Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional a estudantes e egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e a jovens e adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo Estado da Bahia e dá outras providências [Establece el Proyecto de Incentivo Estatal para la Concesión de Pasantías y Primera Experiencia Profesional a estudiantes y egresados de la Red Estatal de Educación Profesional y a jóvenes y adolescentes calificados por programas gubernamentales implementados por el Estado de Bahía y prevé otras medidas]. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=324647
Lei n. 14.395, de 16 de dezembro de 2021 (2021). Reestrutura o Projeto Primeiro Emprego - PPE, instituído pela Lei nº 13.459, de 10 de dezembro de 2015, e dá outras providências [Reestructura el Proyecto Primer Empleo - PPE, instituido por la Ley nº 13.459, de 10 de diciembre de 2015, y da otras providencias]. https://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-14395-2021-bahia-reestrutura-o-projeto-primeiro-emprego-ppe-instituido-pela-lei-no-13-459-de-10-de-dezembro-de-2015-e-da-outras-providencias
Lima, A. A. B. (2006). As mutações do campo qualificação: trabalho, educação e sujeitos coletivos no Brasil contemporâneo [Las mutaciones del campo cualificación: trabajo, educación y sujetos colectivos en el Brasil contemporáne] [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16422
Lima, A. S. (2016). Periferias e subjetividades juvenis em Salvador/Bahia [Periferias y subjetividades juveniles en Salvador/Bahía] [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21049
Magalhães, M. O., & Bendassoli, P. F. (2013). Desenvolvimento de carreiras nas organizações [Desarrollo de carreras en las organizaciones]. In L. O. Borges, & L. Mourão, (Orgs.). O trabalho e as organizações: Atuações a partir da psicologia (pp. 433–464). Artmed.
Neiva, D. A. (2016). O significado do trabalho para jovens da qualificação profissional no âmbito da assistência social [El significado del trabajo para jóvenes de la cualificación profesional en el ámbito de la asistencia socia] [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21770
Novaes, R. (2007). Juventude e sociedade: Jogos de espelhos. Sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas [Juventud y sociedad: Juegos de espejos. Sentimientos, percepciones y demandas por derechos y políticas públicas]. Revista Sociologia Especial, Ciência e Vida, 1(2), 6–15.
Oliveira, B. R. G., & Robazzi, M. L. C. C. (2001). O trabalho na vida dos adolescentes: Alguns fatores determinantes para o trabalho precoce [El trabajo en la vida de los adolescentes: algunos fatores determinantes del trabajo precoz]. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 9(3), 83–89. https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000300013 DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000300013
Oliveira, D. C., Fischer, F. M., Teixeira, M. C. T. V., & Amaral, M. A. (2003). A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais [La escuela y el trabajo entre adolescentes de enseñanza media de la ciudad de São Paulo: un análisis de representaciones sociales]. Psicologia: Teoria e Prática, 5(1), 27–39. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100003&lng=pt&nrm=iso
Pantoja, M. J., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações [Contribuciones teóricas y metodológicas del enfoque multinivel para el estudio del aprendizaje y su transferencia en las organizaciones]. Revista de Administração Contemporânea, 8(4), 115–138. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007 DOI: https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007
Peterson, N. A. (2014). Empowerment theory: Clarifying the nature on higher-order multidimensional constructs [Teoría del empoderamiento: Clarificando la naturaleza de constructos multidimensionales de orden superior]. American Journal Community Psychology, 53(1–2), 96–108. https://doi.org/10.1007/s10464-013-9624-0 DOI: https://doi.org/10.1007/s10464-013-9624-0
Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016 (2016). Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana [Establece las normas aplicables a investigaciones en Ciencias Humanas y Sociales cuyos procedimientos metodológicos involucren la utilización de datos directamente obtenidos con los participantes o de informaciones identificables o que puedan acarrear riesgos mayores que los existentes en la vida cotidiana]. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Silva, D., Lemos, F., & Nascimento, M. (2015). Desfiliação social, cidades e suas (in)seguranças [Desafiliación social, ciudades y sus (in)seguridades]. In F. C. S. Lemos, D. Galindo, F. C. S. Bengio, A. C. F. Franco, G. S. S. Souza, D. G. Silva, (Orgs.). Psicologia Social, direitos humanos e história: Transversalizando acontecimentos do presente. Editora CRV.
Silveira, O. M. C. (2009). O unicórnio e o rinoceronte: análise do ProJovem a partir de seus beneficiários [El unicornio y el rinoceronte: análisis del ProJoven a partir de sus beneficiários] [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10611
Sobrosa, G. M. R., Camerin, C., Santos, A. S., & Dias, A. C. G. (2012). Considerações acerca da inserção profissional de jovens do ensino médio [Consideraciones acerca de la inserción profesional de jóvenes de enseñanza media]. Mudanças - Psicologia da Saúde, 20(1–2), 41–49. https://www.researchgate.net/publication/273308759_Consideracoes_Acerca_da_Insercao_Profissional_de_Jovens_do_Ensino_Medio DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v20n1-2p41-49
Sposito, M. P. (2003). Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas [Los jóvenes en Brasil: desigualdades multiplicadas y nuevas demandas políticas]. Ação Educativa.
UNESCO. (2009). Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil [Concepción y gestión de la protección social no contributiva en Brasil]. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/concepcao_gestao_protecaosocial.pdf
Vasconcellos, E. M. (2003). O poder que brota da dor e da opressão: empowerment, sua história, teoria e estratégias [El poder que brota del dolor y de la opresión: empoderamiento, su historia, teoría y estratégias]. Paulus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Souza Bahia Borges, Antônio Almerico Biondi Lima, Carolina Villa Nova Aguiar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta obra tiene una licencia de Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.