Social inclusion through work: perceptions of the first employment experience in low income young people

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5439

Keywords:

Employment, Youth, Job, Poverty, Social Inclusion

Abstract

OBJECTIVE: This study aimed to propose a cognitive/explanatory model that represents the changes that can be incorporated into the lives of low-income young people, from their first experience of formal employment. METHOD: The study sample consisted of 25 young beneficiaries of the First Employment Program/BA, who participated in online focus groups. For the analysis, the speeches were initially categorized through thematic content analysis and, then, aiming at systematization and the establishment of a relationship between the adopted categories, the cognitive mapping technique was used. RESULTS: Based on the analysis of the young people's statements, 29 nuclei of meanings were identified, and distributed around the individual-work-society triad. Among the perceived personal changes, valorization and personal growth stand out, as well as financial issues. In terms of job changes, the increase in employability as a result of higher professional qualifications and new technical skills acquired was widely cited. Finally, with regard to social changes, the perception of change in social status was evident. Most of the changes observed were positive and indicated an increase in the quality of life of low-income youth. CONCLUSION: It is concluded, therefore, that for a change in the system, a transformation of the work reality of its actors is necessary.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Advanced Financial Network. (s.d.). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2019 [Encuesta Nacional por Muestra de Hogares (Pnad) en 2019]. https://br.advfn.com/indicadores/pnad/2019

Amazarray, M. R., Thomé, L. D., Souza, A. P. L., Poletto, M., & Koller, S. H. (2009). Aprendiz versus trabalhador: Adolescentes em processo de aprendizagem [Aprendiz versus trabajador: Adolescentes en proceso de aprendizaje]. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 25(3), 329–338. https://doi.org/10.1590/S0102-37722009000300006

Carrano, P. (2013). Juventudes: As identidades são múltiplas [Juventudes: Las identidades son múltiples]. Movimento-Revista de Educação, (1).

Castro, J. A., Aquino, L. M. C., & Andrade, C. C. (Orgs.). (2009). Juventude e políticas sociais no Brasil [Juventud y políticas sociales en Brasil]. Ipea. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9162

Cossette, P., & Audet, M. (1992). Mapping of an idiosyncratic schema [Mapeo de un esquema idiossincrásico]. Journal of Management Studies, 29(3), 325–347. https://doi.org/10.1111/j.1467-6486.1992.tb00668.x

Coutinho, M. C., Krawulski, E., & Soares, D. H. (2007). Identidade e trabalho na contemporaneidade: Repensando articulações possíveis [Identidad y trabajo en la contemporaneidad: Repensando articulaciones posibles]. Psicologia & Sociedade, 19, 29–37. https://doi.org/10.1590/S0102-71822007000400006

Decreto n. 8.537, de 5 de outubro de 2015 (2015). Regulamenta a Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, e a Lei nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, para dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual [Regula la Ley nº 12.852, de 5 de agosto de 2013, y la Ley nº 12.933, de 26 de diciembre de 2013, para disponer sobre el beneficio de media entrada para acceso a eventos artístico-culturales y deportivos y para establecer los procedimientos y los criterios para la reserva de plazas a jóvenes de baja renta en los vehículos del sistema de transporte colectivo interestatal]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/decreto/d8537.htm

Ferraz, D. L. S., & Menna-Barreto, J. A. (2012). A organização dos trabalhadores desempregados como mediação para a consciência de classe [La organización de los trabajadores desempleados como mediación para la conciencia de classe]. Organizações & Sociedade, 19(61), 187–207. https://doi.org/10.1590/S1984-92302012000200002

Fischer, F. M., Oliveira, D. C., Teixeira, L. R., Teixeira, M. C. T. V., & Amaral, M. A. (2007). Efeitos do trabalho sobre a saúde de adolescentes [Efectos del trabajo sobre la salud de adolescentes]. Ciência & Saúde Coletiva, 8(4), 973–984. https://doi.org/10.1590/S1413-81232003000400019

Freire, P. (1979). Educação e mudança [Educación y cambio]. (12a ed.). Paz e Terra.

Gondim, S. M. G., Morais, F. A., & Brantes, C. A. A. (2014). Competências socioemocionais: Fator-chave no desenvolvimento de competências para o trabalho [Competencias socioemocionales: Factor clave en el desarrollo de competencias para el trabajo]. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 14(4), 394–406. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572014000400006&lng=pt&nrm=iso

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. [s.d.]. Desemprego [Desempleo]. IBGE. https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Kleba, M. E., & Wendausen, A. (2009). Empoderamento: processo de fortalecimento dos sujeitos nos espaços de participação social e democratização política [Empoderamiento: proceso de fortalecimiento de los sujetos en los espacios de participación social y democratización política]. Saúde e Sociedade, 18(4), 733–743. https://doi.org/10.1590/S0104-12902009000400016

Lei n. 10.748, de 22 de outubro de 2003 (2003). Cria o Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego para os Jovens - PNPE, acrescenta dispositivo à Lei no 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, e dá outras providências [Crea el Programa Nacional de Estímulo al Primer Empleo para los Jóvenes - PNPE, añade dispositivo a la Ley no 9.608, de 18 de febrero de 1998, y da otras providencias]. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.748impressao.htm

Lei n. 11.129, de 30 de junho de 2005 (2005). Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude; altera as Leis nº s 10.683, de 28 de maio de 2003, e 10.429, de 24 de abril de 2002; e dá outras providências [Instituye el Programa Nacional de Inclusión de Jóvenes – ProJovem; crea el Consejo Nacional de la Juventud – CNJ y la Secretaría Nacional de Juventud; modifica las Leyes nº s 10.683, de 28 de mayo de 2003, y 10.429, de 24 de abril de 2002; y da otras providencias]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11129.htm

Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013 (2013). Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE [Instituye el Estatuto de la Juventud y dispone sobre los derechos de los jóvenes, los principios y directrices de las políticas públicas de juventud y el Sistema Nacional de Juventud – SINAJUVE]. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm

Lei n. 13.459, de 10 de dezembro de 2015 (2015). Institui o Projeto Estadual de Incentivo à Concessão de Estágio e Primeira Experiência Profissional a estudantes e egressos da Rede Estadual de Educação Profissional e a jovens e adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo Estado da Bahia e dá outras providências [Establece el Proyecto de Incentivo Estatal para la Concesión de Pasantías y Primera Experiencia Profesional a estudiantes y egresados ​​de la Red Estatal de Educación Profesional y a jóvenes y adolescentes calificados por programas gubernamentales implementados por el Estado de Bahía y prevé otras medidas]. https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=324647

Lei n. 14.395, de 16 de dezembro de 2021 (2021). Reestrutura o Projeto Primeiro Emprego - PPE, instituído pela Lei nº 13.459, de 10 de dezembro de 2015, e dá outras providências [Reestructura el Proyecto Primer Empleo - PPE, instituido por la Ley nº 13.459, de 10 de diciembre de 2015, y da otras providencias]. https://leisestaduais.com.br/ba/lei-ordinaria-n-14395-2021-bahia-reestrutura-o-projeto-primeiro-emprego-ppe-instituido-pela-lei-no-13-459-de-10-de-dezembro-de-2015-e-da-outras-providencias

Lima, A. A. B. (2006). As mutações do campo qualificação: trabalho, educação e sujeitos coletivos no Brasil contemporâneo [Las mutaciones del campo cualificación: trabajo, educación y sujetos colectivos en el Brasil contemporáne] [Tese de doutorado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/16422

Lima, A. S. (2016). Periferias e subjetividades juvenis em Salvador/Bahia [Periferias y subjetividades juveniles en Salvador/Bahía] [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21049

Magalhães, M. O., & Bendassoli, P. F. (2013). Desenvolvimento de carreiras nas organizações [Desarrollo de carreras en las organizaciones]. In L. O. Borges, & L. Mourão, (Orgs.). O trabalho e as organizações: Atuações a partir da psicologia (pp. 433–464). Artmed.

Neiva, D. A. (2016). O significado do trabalho para jovens da qualificação profissional no âmbito da assistência social [El significado del trabajo para jóvenes de la cualificación profesional en el ámbito de la asistencia socia] [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Ceará]. Repositório Institucional UFC. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21770

Novaes, R. (2007). Juventude e sociedade: Jogos de espelhos. Sentimentos, percepções e demandas por direitos e políticas públicas [Juventud y sociedad: Juegos de espejos. Sentimientos, percepciones y demandas por derechos y políticas públicas]. Revista Sociologia Especial, Ciência e Vida, 1(2), 6–15.

Oliveira, B. R. G., & Robazzi, M. L. C. C. (2001). O trabalho na vida dos adolescentes: Alguns fatores determinantes para o trabalho precoce [El trabajo en la vida de los adolescentes: algunos fatores determinantes del trabajo precoz]. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 9(3), 83–89. https://doi.org/10.1590/S0104-11692001000300013

Oliveira, D. C., Fischer, F. M., Teixeira, M. C. T. V., & Amaral, M. A. (2003). A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo: uma análise de representações sociais [La escuela y el trabajo entre adolescentes de enseñanza media de la ciudad de São Paulo: un análisis de representaciones sociales]. Psicologia: Teoria e Prática, 5(1), 27–39. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872003000100003&lng=pt&nrm=iso

Pantoja, M. J., & Borges-Andrade, J. E. (2004). Contribuições teóricas e metodológicas da abordagem multinível para o estudo da aprendizagem e sua transferência nas organizações [Contribuciones teóricas y metodológicas del enfoque multinivel para el estudio del aprendizaje y su transferencia en las organizaciones]. Revista de Administração Contemporânea, 8(4), 115–138. https://doi.org/10.1590/S1415-65552004000400007

Peterson, N. A. (2014). Empowerment theory: Clarifying the nature on higher-order multidimensional constructs [Teoría del empoderamiento: Clarificando la naturaleza de constructos multidimensionales de orden superior]. American Journal Community Psychology, 53(1–2), 96–108. https://doi.org/10.1007/s10464-013-9624-0

Resolução n. 510, de 7 de abril de 2016 (2016). Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais cujos procedimentos metodológicos envolvam a utilização de dados diretamente obtidos com os participantes ou de informações identificáveis ou que possam acarretar riscos maiores do que os existentes na vida cotidiana [Establece las normas aplicables a investigaciones en Ciencias Humanas y Sociales cuyos procedimientos metodológicos involucren la utilización de datos directamente obtenidos con los participantes o de informaciones identificables o que puedan acarrear riesgos mayores que los existentes en la vida cotidiana]. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

Silva, D., Lemos, F., & Nascimento, M. (2015). Desfiliação social, cidades e suas (in)seguranças [Desafiliación social, ciudades y sus (in)seguridades]. In F. C. S. Lemos, D. Galindo, F. C. S. Bengio, A. C. F. Franco, G. S. S. Souza, D. G. Silva, (Orgs.). Psicologia Social, direitos humanos e história: Transversalizando acontecimentos do presente. Editora CRV.

Silveira, O. M. C. (2009). O unicórnio e o rinoceronte: análise do ProJovem a partir de seus beneficiários [El unicornio y el rinoceronte: análisis del ProJoven a partir de sus beneficiários] [Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Bahia]. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/10611

Sobrosa, G. M. R., Camerin, C., Santos, A. S., & Dias, A. C. G. (2012). Considerações acerca da inserção profissional de jovens do ensino médio [Consideraciones acerca de la inserción profesional de jóvenes de enseñanza media]. Mudanças - Psicologia da Saúde, 20(1–2), 41–49. https://www.researchgate.net/publication/273308759_Consideracoes_Acerca_da_Insercao_Profissional_de_Jovens_do_Ensino_Medio

Sposito, M. P. (2003). Os jovens no Brasil: desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas [Los jóvenes en Brasil: desigualdades multiplicadas y nuevas demandas políticas]. Ação Educativa.

UNESCO. (2009). Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil [Concepción y gestión de la protección social no contributiva en Brasil]. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Livros/concepcao_gestao_protecaosocial.pdf

Vasconcellos, E. M. (2003). O poder que brota da dor e da opressão: empowerment, sua história, teoria e estratégias [El poder que brota del dolor y de la opresión: empoderamiento, su historia, teoría y estratégias]. Paulus.

Published

05/16/2024

Issue

Section

Original Articles

How to Cite

Borges, P. S. B., Lima, A. A. B. ., & Aguiar, C. V. N. (2024). Social inclusion through work: perceptions of the first employment experience in low income young people. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5439. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5439

Most read articles by the same author(s)