Habilidades sociais educativas parentais de mães de crianças em inclusão escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5790

Palavras-chave:

Mães, Habilidades Sociais, Inclusão Escolar

Resumo

INTRODUÇÃO: As habilidades sociais educativas parentais podem contribuir para práticas mais assertivas, influenciando positivamente os comportamentos das crianças com necessidades especiais. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi avaliar as habilidades sociais educativas parentais e as práticas educativas de dez mães e analisar as habilidades sociais (HS) de seus filhos com idade entre 6 e 10 anos matriculadas como alunos de inclusão. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo. Utilizou-se um questionário de dados sociodemográficos e o Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P)RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados apontaram que as abordagens positivas, como comunicação, expressão de emoções e opiniões, bem como a definição clara de limites, demonstraram ter um impacto significativo na interação mãe-filho e no desenvolvimento de HS nas crianças. A pesquisa também evidenciou diferenças entre a quantidade de vezes em que as mães utilizam comportamentos positivos e negativos e a diversidade dos comportamentos utilizados. Além disso, o baixo repertório de HSE-P das mães está relacionado com o baixo repertório de HS das crianças. CONCLUSÃO: Observou-se que existem relações entre as estratégias educacionais parentais, as habilidades sociais das mães e o desenvolvimento infantil. Recomenda-se que estudos futuros considerem a observação direta dos comportamentos tanto dos pais quanto das crianças e que avaliem amostras de crianças com características específicas como déficits ou recursos desenvolvimentais particulares. Também se destaca a necessidade de programas e intervenções destinadas à promoção de saúde mental e ao desenvolvimento de habilidades parentais destes cuidadores.

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Publicado

29.11.2024

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Bazzi, J. C., da Silva, M. D. ., Benício, B. R. ., Dias, N. C. S. ., & Andretta, I. (2024). Habilidades sociais educativas parentais de mães de crianças em inclusão escolar. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5790. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5790

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