PSICANÁLISE E UNIVERSIDADE: A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA COM ORIENTAÇÃO PSICANALÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v6i1.1065Palabras clave:
Estágio clínico, Psicologia Clínica, PsicanáliseResumen
Este estudo tem como objetivos: analisar o conteúdo da produção de literatura sobre a prática de estágio supervisionado em psicologia clínica, com orientação psicanalítica, e refletir sobre a formação do psicólogo, suas dificuldades e desafios. Trata-se de uma revisão de literatura sistemática, através da qual se realizou o levantamento de artigos nacionais e estrangeiros para mapear a produção do conhecimento acerca da experiência de estágio supervisionado em psicologia clínica com orientação psicanalítica. A pesquisa foi feita no SCIELO.ORG, BVS-PSI e Portal de Periódicos-CAPES/MEC, através das palavras-chave: estágio, psicologia clínica e psicanálise. Os artigos mostram que há uma tensão própria à relação da psicanálise com a universidade. Para que haja trabalho clínico, essa tensão não poderá ser tomada pelo estagiário no registro da impotência, mas do impossível que precisamente convoca ao trabalho, destacando-se que é preciso se perguntar qual é a clínica possível, a partir da psicanálise, no contexto universitário. Os pesquisadores demonstram que o estágio supervisionado em clínica-escola pode se constituir como um espaço formador e transformador para o estudante de psicologia e seu posicionamento ético ante a diversidade. Verifica-se que essa experiência não é sem consequência para pacientes, estagiários e supervisores. Recorrendo a noções cruciais da psicanálise, os autores mostram como, na formação do psicólogo clínico de orientação psicanalítica, trata-se, sobretudo, de suportar e assentir com as posições éticas às quais o estágio convoca.