INTERNATO EM PSICOLOGIA: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ASSISTIDA

Autores/as

  • Mônica Daltro
  • Maria Constança Velloso Cajado
  • Myla de Lima Arouca Oliveira
  • Sylvia Maria Barreto da Silva
  • Nadia Maurícia de Moraes Matos

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.210

Palabras clave:

Formação do psicólogo, Internato em psicologia, Prática pedagógica interdisciplinar, Currículo integrado

Resumen

Objetivando uma formação do psicólogo baseada na promoção da saúde como marco norteador da saúde pública, o curso de Psicologia da Bahiana fundamenta seu currículo no desenvolvimento articulado de competências conceituais, procedimentais e atitudinais. Aprofundando esta concepção, incorporou à sua estrutura didática o internato, modalidade de ensino configurado como prática interdisciplinar assistida, que estimula a reflexão em ação, utilizando o aprendizado em serviço. O objetivo deste artigo é relatar esta prática, descrevendo os campos e atividades desenvolvidas e destacando a singularidade da experiência. Inicialmente apresenta-se o formato pedagógico do internato, as características de articulação entre teoria e prática e o cuidadoso processo avaliativo integrado ao ensino. Em seguida são detalhadas a estrutura e atividades dos quatro contextos, ou seja, hospitalar, ambulatorial, comunitário e organizacional, com as suas especificidades, enfatizando-se o modo como cada um contempla as necessidades dos psicólogos em formação. A interdisciplinaridade em cada campo e a presença docente contínua compõem os aspectos inovadores do internato em Psicologia. Os resultados apresentados mostram a relevância do internato para a qualidade da formação dos futuros psicólogos, permitindo perceber como emergem os conteúdos estudados ao longo do curso, sempre que os alunos se defrontam com os desafios da prática, com destaque para a integração destes conteúdos com as ações realizadas. Ressalta-se também a contribuição do caráter interdisciplinar das práticas, bem como do formato dado à presença docente, num processo de assistência próxima à aprendizagem dos alunos, que permite uma base pedagógica segura e ao mesmo tempo estimula o desenvolvimento da sua autonomia.

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Publicado

2013-05-01

Número

Sección

Artículos Originales

Cómo citar

Daltro, M., Velloso Cajado, M. C., Arouca Oliveira, M. de L., Barreto da Silva, S. M., & Moraes Matos, N. M. de. (2013). INTERNATO EM PSICOLOGIA: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ASSISTIDA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 2(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v2i1.210