ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712Palabras clave:
Estresse, Professores, Psicologia Escolar, Promoção da Saúde, Escola PúblicaResumen
Discutindo a importância da psicologia escolar como área a que cabe a promoção da saúde nas relações de trabalho na escola, este artigo é uma revisão narrativa de literatura cujo objetivo foi investigar o espaço de tal proposta em publicações científicas nesse campo do conhecimento. Voltou se, especialmente, a problemas relacionados ao afastamento de professores, bem como a indicativos de ações técnicas do psicólogo junto a este público, visando a promoção da saúde ocupacional e a prevenção do adoecimento na escola. Identifica-se que o Estresse e a Síndrome de Burnout são os principais motivos de afastamento do trabalho dessa categoria, segundo a literatura. Daí percebe-se a demanda de ações no sentido de promover melhores condições de trabalho e a saúde mental junto aos professores. No entanto, pouco se registra sobre as práticas do psicólogo escolar em favor da promoção de saúde junto a essa categoria, embora algumas ações simples e de baixo custo sejam sugeridas. Uma compilação das mesmas é apresentada ao final do estudo, podendo servir de base para propostas práticas na prevenção de estresse ocupacional no contexto escolar.Descargas
Descargas
Publicado
2016-05-18
Número
Sección
Estudios teóricos
Cómo citar
do Vale, P. C. S., & Aguillera, F. (2016). ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712