ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712Palabras clave:
Estresse, Professores, Psicologia Escolar, Promoção da Saúde, Escola PúblicaResumen
Discutindo a importância da psicologia escolar como área a que cabe a promoção da saúde nas relações de trabalho na escola, este artigo é uma revisão narrativa de literatura cujo objetivo foi investigar o espaço de tal proposta em publicações científicas nesse campo do conhecimento. Voltou se, especialmente, a problemas relacionados ao afastamento de professores, bem como a indicativos de ações técnicas do psicólogo junto a este público, visando a promoção da saúde ocupacional e a prevenção do adoecimento na escola. Identifica-se que o Estresse e a Síndrome de Burnout são os principais motivos de afastamento do trabalho dessa categoria, segundo a literatura. Daí percebe-se a demanda de ações no sentido de promover melhores condições de trabalho e a saúde mental junto aos professores. No entanto, pouco se registra sobre as práticas do psicólogo escolar em favor da promoção de saúde junto a essa categoria, embora algumas ações simples e de baixo custo sejam sugeridas. Uma compilação das mesmas é apresentada ao final do estudo, podendo servir de base para propostas práticas na prevenção de estresse ocupacional no contexto escolar.Descargas
Los datos de descarga aún no están disponibles.
Descargas
Publicado
2016-05-18
Número
Sección
Estudios teóricos
Cómo citar
do Vale, P. C. S., & Aguillera, F. (2016). ESTRESSE DOS PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 5(1). https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v5i1.712