A prática psicológica e a ludicidade na hospitalização pediátrica: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5367

Palavras-chave:

Psicologia Hospitalar, Psicologia da Criança, Pediatria, Ludicidade, Criança Hospitalizada

Resumo

INTRODUÇÃO: A inserção da psicologia e o método lúdico de intervenção na esfera hospitalar surge para promover bem-estar frente às vivências das crianças em condição de internação. O enfrentamento de uma hospitalização no período da infância pode provocar impactos significativos do ponto de vista orgânico, psíquico e ambiental, por ser um momento de estruturação do indivíduo enquanto sujeito psíquico. OBJETIVO: Posto isso, o presente artigo objetiva refletir sobre a relação da família e da equipe de saúde com crianças hospitalizadas e a relevância da utilização dos recursos lúdicos, a partir de um relato de experiência de estagiários de um curso de graduação em psicologia. MÉTODO: Logo, trata-se de um relato de experiência, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva, realizado de março de 2022 a junho de 2023, em uma Unidade Pediátrica de um Hospital Público Brasileiro. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir disso, observaram-se na prática reações de estranhamento dos pacientes ao se depararem com a permanência no hospital, o adoecimento e os procedimentos das equipes multiprofissionais de saúde; bem como evidenciou-se a importância da transmissão das informações e do preparo verbal ante intervenções, visando a participação ativa do paciente em seu tratamento. Também observou-se a significância do uso de ferramentas lúdicas nas intervenções com as crianças, que facilitam a adaptação ao contexto e proporcionam âncora para estas elaborarem suas vivências. CONCLUSÃO: Portanto, conclui-se que a utilização de recursos lúdicos favorece o atendimento psicológico na infância e período de hospitalização.

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Publicado

23.04.2024

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar

Peres, C. N. ., do Amaral, A. M., da Silveira, G. B. ., Antoniazzi, M. P. ., & Volmer, A. L. . (2024). A prática psicológica e a ludicidade na hospitalização pediátrica: relato de experiência. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 13, e5367. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.2024.e5367

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