Orientação profissional no ensino médio: revisão de estudos da psicologia brasileira

Autores/as

  • Helenizia Santos Sobral Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Sheyla Christine Santos Fernandes Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1804

Palabras clave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Psicologia Brasileira

Resumen

Tendo como temática a orientação profissional (OP) no ensino médio, elaboramos este artigo com o objetivo de realizar uma revisão sistemática sobre os estudos da psicologia brasileira acerca do referido tema. Para isso utilizamos cinco bases de dados: LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde), Index Psi, SciELO (Scientific Eletronic Library Online), PePSIC e PsycINFO. Ao término da análise nos restaram 29 artigos, sendo 04 artigos teóricos e 25 artigos empíricos. As bases teóricas mais utilizadas foram a psicologia positiva e as teorias sociocognitiva e comunitária. Nos artigos empíricos verificamos que a temática mais frequente foi o uso de escalas, que visam mensurar a relação dos fatores por elas avaliados e a OP. Como exemplo dessas escalas podemos citar: Escala de Maturidade para Escolha Profissional- EMEP; Escala de Aconselhamento Profissional –EAP; e Escala de Atribuição e Eficácia para Atividades Ocupacionais – EAAOC. Os periódicos científicos que mais publicaram trabalhos sobre essa temática foram aqueles nos quais a OP é tema central de suas publicações. Ficou constatado que nos últimos anos as publicações envolvendo o tema tem diminuído consideravelmente se comparadas à década passada.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Helenizia Santos Sobral, Universidade Federal de Alagoas - UFAL
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil.
  • Sheyla Christine Santos Fernandes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

    Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Maceió, Brasil. 

Publicado

2018-07-30

Número

Sección

Revisiones integrativas y sistemáticas

Cómo citar

Sobral, H. S., & Fernandes, S. C. S. (2018). Orientação profissional no ensino médio: revisão de estudos da psicologia brasileira. Revista Psicologia, Diversidade E Saúde, 7(2), 288-312. https://doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v7i2.1804

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >>